05/02/2016 às 22h51min - Atualizada em 09/02/2016 às 23h23min

Carnaval com crianças: cuidados para aproveitar a folia sem sustos

É importante prestar atenção desde a hora de escolher em quais bloquinhos levar seu filho até a produção da fantasia. Confira Por Naíma Saleh
baile_carnaval

baile_carnaval

Sim, o Carnaval é uma delícia! Tem marchinhas, tem fantasia, tem festa na rua, tem música, tem cor e tem muita alegria. Mas, para garantir que a folia não tenha contratempos e as crianças possam curtir com segurança, é sempre importante tomar algumas precauções. Veja só: Festa para gente pequena

O primeiro passo para garantir que os pequenos vão poder pular o Carnaval sem perigo é selecionar lugares que ofereçam, de fato, uma programação infantil. Tem uma porção de bailinhos que acontecem durante o dia, respeitando os horários de sono da criança, e em lugares com boa estrutura, como clubes. (É sempre bom ter um banheiro por perto, um trocador, um bebedouro, não é mesmo?).

Mas, se você quiser levar as crianças em um lugar aberto, como esses blocos de rua, é preciso observar se há alguma sinalização no lugar onde a festa vai acontecer, se há seguranças presentes, se os carros estarão impedidos de circular pelo local e, claro, ficar de olho. As crianças são rápidas e basta um segundo de distração para elas se perderem no meio da muvuca. "O ambiente é muito estimulante para as crianças. É fácil de elas se distraírem e saírem andando, seguindo o fluxo”, comenta Gabriela de Freitas, coordenadora da ONG Criança Segura (SP). Por isso, não adianta: é preciso ficar atento ao seu filho o tempo inteiro. De mãozinha dada, se o seu filho ainda for muito pequeno, ou ao lado, se ele já for maior. Se você tem mais de um filho e eles ainda forem pequenos, vale pensar se você realmente dá conta de cuidar dos dois ao mesmo tempo – em especial se a festa for em um lugar aberto. De repente, vale combinar de ir em grupo, com outras mães, ou pedir uma ajuda para os avós.

Fantasia para festejar

Além preferir tecidos leves, como algodão, que combinam mais com o calor, vale prestar atenção aos detalhes da fantasia. “Penduricalhos, pingentes, tudo o que for pequeno e pendurado é perigoso porque pode soltar e há risco de a criança colocar na boca”, recomenda Gabriela. Pelo mesmo motivo, vale conferir se os botões estão bem firmes ou se é preciso repassar a costura. Se a fantasia tiver zíper, veja se ele não fica em contato direto com a pele da criança -- tem que ter algum forro que proteja, senão pode beliscar a pele e machucar.

Vale sempre lembrar que, para pular Carnaval, não é preciso comprar uma fantasia. Tem como aproveitar muitas peças que já fazem parte do armário do seu filho... Solte a critividade!

E confete e serpentina, pode?

Para crianças de até 3 ou 4 anos, que ainda têm o hábito de colocar as coisas na boca, é melhor não. Existe sim, o risco de sufocação, principalmente com o confete, que pode ser facilmente aspirado e obstruir as vias respiratórias. Outro item ao qual os pais devem ficar atentos são aqueles sprays com espumas e tintas coloridas. Crianças menores, por inocência, podem espirrar essas substâncias sem querer nos olhos ou na boca. Por isso, na hora de comprar esses produtos, confira se o selo da Anvisa aparece na embalagem, para ter certeza de que não é nenhuma substância tóxica, e a partir de que idade o uso é indicado.

Atenção ao básico

Para garantir que não vai faltar energia e disposição, não é demais lembrar daqueles cuidados básicos, principalmente agora no verão. É importante manter os pequenos bem hidratados, consumir alimentos leves, principalmente antes da folia, como frutas e sucos, e usar protetor solar. Tão indispensável quanto todos esses cuidados é encontrar um tempinho na agenda para poder aproveitar o Carnaval junto com os nossos filhos. Que é o mais gostoso!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.