01/01/2023 às 23h26min - Atualizada em 02/01/2023 às 00h00min

A vida do rei: relembre detalhes e curiosidades da trajetória de Pelé

História do maior jogador de futebol do mundo começou a ser construída na Suécia, em 1958, quando o rei, aos 17 anos, conquistou a primeira de suas três Copas - um feito que, até hoje, nenhum outro jogador alcançou.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/01/a-vida-do-rei-relembre-detalhes-e-curiosidades-da-trajetoria-de-pele.ghtml

História do maior jogador de futebol do mundo começou a ser construída na Suécia, em 1958, quando o rei, aos 17 anos, conquistou a primeira de suas três Copas - um feito que, até hoje, nenhum outro jogador alcançou. Único a ganhar 3 Copas do Mundo, Pelé eternizou lances geniais no palco mais importante do futebol
Edson Arantes do Nascimento veio ao mundo numa noite de lua cheia como a bola. Mas Pelé nasceu de um mal-entendido: ele brincava no gol, fingindo que era o goleiro Bilé do Vasco de São Lourenço - o time do pai dele. Mas todo mundo entendia a criança narrando defesas como "Pelé".
E mais ou menos nessa idade, aconteceu o Maracanazo. Edson consolou os pais com uma promessa: "Quando eu crescer, vou jogar no escrete brasileiro e o Brasil vai ser campeão do mundo".

Fã revela autógrafo raríssimo de quando Pelé ainda assinava 'Edson Arantes'; VEJA
Santos prepara despedida de 'realeza' para Pelé
De engraxate aos gramados: a infância e adolescência de Pelé
A Copa 1958 era a hora de cumprir a profecia. O caçula dos jogadores nem sentia a responsabilidade: aos 16 anos ele já tinha marcado pela Seleção e era artilheiro do Campeonato paulista - a primeira de nove vezes seguidas.
Pelé chora após Brasil vencer a Copa de 1958
Agência AP
Pelé ajudou a construir a identidade nacional brasileira. Ele apresentou o que a cultura de rua; o que um pé descalço é capaz de aprender. O Império brasileiro a partir do seu monarca mudou o jogo que surgiu na Inglaterra. O repórter Pedro Vedova resgata detalhes e curiosidades dessa trajetória. Veja na íntegra no vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/01/01/a-vida-do-rei-relembre-detalhes-e-curiosidades-da-trajetoria-de-pele.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.