05/01/2023 às 15h53min - Atualizada em 05/01/2023 às 15h53min

Goiano de Inhumas se destaca como guia turístico na Dinamarca, "Sinto falta do Piqui"

Ítalo Garcia oferece tours em vários países, e o passeio mais procurado está sendo a caça a Aurora boreal no Norte da Noruega, Finlândia e Suécia.

Natural de inhumas-Goiás, Ítalo Garcia é conhecido como “Roceiroviajante” nas redes sociais, já visitou mais de 60 países fala 4 idiomas e atualmente vive no Norte da Dinamarca, apaixonado por viagens transformou a paixão em profissão e hoje oferece tours em vários países, e o passeio mais procurado está sendo a caça a Aurora boreal no Norte da Noruega, Finlândia e Suécia.

“Seja para passear ou parar morar, eu estarei aqui sempre para te auxiliar, com os ensinamentos de quem saiu da roça do Goiás com 18 anos e hoje com 34 estou colhendo os frutos da boa semeadura, diz Ítalo" 

 




Veja mais no perfil Roceiroviajante


O que é a Aurora Boreal? 

A Aurora Boreal é um fenômeno ótico, mais comumente presenciado nas regiões polares durante o céu noturno. Existem dois tipos de auroras, a aurora boreal e a aurora austral.

A única diferença entre elas, é que uma está localizada no Círculo Polar Ártico, e a outra no Círculo Polar Antártico. Como o Círculo Polar Ártico é mais habitado, ouvimos falar muito mais da aurora boreal.

Como se forma a Aurora Boreal?

aurora boreal como se forma

aurora boreal como se forma

A Aurora Boreal é um fenômenos da natureza que se origina a partir da força dos ventos solares em contato com o campo magnético terrestre. Sabe-se que são as subtempestades magnéticas que originam essa beleza nos céus.

É o movimento dos elétrons do plasma vindos da fusão nuclear do coração do nosso Sol, que se chocam com o escudo magnético da Terra. Esse choque chega nos átomos e moléculas atmosféricas. 

Quando isso acontece, é possível ver a fantástica dança de luzes brilhantes no céu, com formatos que se alteram, como círculos, arcos e cortinas em sentido horizontal.

Quando ocorre a aurora boreal?

aurora boreal quando ocorre

aurora boreal quando ocorre

A aurora boreal combina com noites longas e escuras, mas é possível observar o fenômeno desde o entardecer.

Em realidade, as auroras acontecem durante o ano inteiro, mas nem sempre é possível observá-las, e isso porque as suas luzes são por volta de 1 milhão de vezes menos brilhosas do que o Sol.

 Ou seja, quando é dia, elas ficam impossíveis de serem vistas. Inclusive, no auge do verão, próximo ao Polo Norte, o sol quase não se põe.  

Sendo assim, o melhor momento para observar as auroras são no inverno das regiões polares, quando os dias são mais curtos, e as noites são mais longas. 

No Hemisfério Norte esse período vai entre o final de setembro até meados de março. 

A época de maior intensidade é no período da Noite Polar, quando o sol quase não chega a nascer, entre o final de novembro até janeiro. Porém é a época das grandes nevascas, o que pode frustrar o viajante. 

O ideal são os primeiros meses após o inverno mais extremo, quando a neve já caiu e o céu encontra-se agora limpo. No Hemisfério Norte esse período compreende os meses de janeiro, fevereiro e março

Um pouco antes, no outono, entre final de setembro, outubro e início de novembro também é uma época indicada. É programar a sua disponibilidade com o clima do destino escolhido e também contar com a sorte.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.