Três estudantes criaram um projeto para arrecadar bicicletas para que crianças kalungas, descendentes de quilombolas, consigam ir até a escola em Cavalcante, no norte de Goiás. Além disso, a ideia, batizada de “De bike pra escola”, tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as dificuldades enfrentadas pela comunidade na região.
As arrecadações começaram em novembro do ano passado. O objetivo é conseguir 120 bicicletas para serem doadas aos alunos. Quem quiser contribuir, pode tanto doar bicicletas quanto dinheiro. Saiba como doar no site do 'De Bike Pra Escola'.
Dificuldades Segundo Carla, o projeto vai além da arrecadação de donativos. “Não é só arrecadar as bikes, mas é também mostrar as dificuldades da comunidade e conscientizar que você pode ajudar a transformar a realidade daquelas pessoas. É uma forma de alertar para a falta de políticas públicas na região”, explicou.
Em uma segunda etapa, a ação também visa capacitar os próprios moradores a conseguirem consertar e dar manutenção das bicicletas arrecadadas. A previsão é que a entrega das 120 bicicletas seja feita em julho deste ano. Até o momento, as estudantes já receberam 25. Já no site para a arrecadação de dinheiro, elas arrecadaram R$ 8,7 mil. A meta é de R$ 35 mil. Com esse projeto em andamento, Carla já sabe o que pretende para o futuro: “Quero trabalhar a vida toda com ações voltadas para educação. Pois é com assim que eles vão poder melhorar a qualidade de vida. É como diz o nosso lema: ‘Educar é transformar’”.
Fonte: G1 Goiás