12/01/2023 às 23h50min - Atualizada em 13/01/2023 às 00h00min

É #FAKE que imagens mostrem Raull Santiago em ato bolsonarista em Brasília

Mensagens falsas relacionam a ele a identidade de golpistas que atuam nos atos de vandalismo no domingo. Mas ele estava no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2023/01/12/e-fake-que-imagens-mostrem-raull-santiago-em-ato-bolsonarista-em-brasilia.ghtml

Mensagens falsas relacionam a ele a identidade de golpistas que atuam nos atos de vandalismo no domingo. Mas ele estava no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Circulam nas redes sociais mensagens que mostram imagens ativista Raull Santiago e afirmam que ele era um infiltrado nos atos terroristas praticados por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro. É #FAKE.

g1

Uma das mensagens diz: "Olha aí um dos infiltrados na Alvorada fingindo ser patriota. Quem quebrou tudo falou que quem mandou foi missão dada missão cumprida. Petistas miseráveis, Deus castigue." Outra mensagem diz: "Fingiu ser segurança e quebrou tudo." A imagem de Santiago também é apresentada como se fosse a revelação da identidade de um golpista que aparece de máscara, com a legenda: "Foi tudo planejado! Ajudem a divulgar os infiltrados! Senão nós vamos perder a batalha! São eles em Brasília e nós nas redes sociais! Ajudem". Ele também é apresentado como o bolsonarista que ousa sentar em uma cadeira apresentada como a de ministro do Supremo Tribunal Federal durante o ataque a Brasília.
As mensagens são falsas. Santiago não participou dos atos antidemocráticos. No domingo, enquanto os atos ocorriam, ele estava no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele fez um vídeo em que mostra fotos com metadados que comprovam sua localização naquele horário.
Ele publicou um vídeo em que esclarece os três motivos que o fizeram ser alvo das mensagens falsas
Initial plugin text
Ele diz no vídeo: "Um: o fato de ser um jovem negro e da favela já seria o suficiente para essa gente. Porém, ainda sou amigo do atual presidente Lula. Também conheço e sou amigo da nossa primeira-dama Janja e sou cria da favela Complexo do Alemão, o CPX. Dois: Eu fui convidado para estar na posse do presidente Lula e no jantar do Itamaraty eu encontrei o ministro do STF Alexandre de Moraes. Postamos uma foto com ele e os bolsonaristas surtaram. Três: Obviamente, aqui [mostra uma foto dele mesmo]. Muito bonito. Eles não aceitaram essa pessoa maravilhosa, indo com esse estilo para posse do presidente Lula e me colocaram como segurança que estava facilitando que 'infiltrados', com todas as aspas, invadissem o Congresso. Para tirar o deles da reta."
Também publicou um tuíte fixado em seu perfil verificado em que afirma: "É isso, virei alvo central dos bolsonazistas que insistem em dizer que eu estava em BSB orquestrando a depredação como infiltrado no ato terrorista deles".
O Fato ou Fake já desmentiu uma mensagem que apresenta Raull Santiago, o fundador do Voz das Comunidades, René Silva, e o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé como líderes de uma facção criminosa em foto com o ministro Alexandre de Moraes. A foto foi feita durante o jantar após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi publicada no perfil de Raull Santiago em 1º de janeiro de 2023.
É #FAKE que foto mostre Alexandre de Moraes com líderes de facção criminosa
É #FAKE que imagens mostrem Raull Santiago em ato bolsonarista em Brasília
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Initial plugin text

Fonte: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2023/01/12/e-fake-que-imagens-mostrem-raull-santiago-em-ato-bolsonarista-em-brasilia.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.