16/02/2023 às 23h49min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h00min

Veja cinco curiosidades sobre o carnaval de rua do Brasil

Essa festa cremosa tem muita história para contar, e trouxemos algumas bem legais para você conhecer

G1 Brasil
https://g1.globo.com/carnaval/2023/especial-publicitario/brahma/noticia/2023/02/16/veja-cinco-curiosidades-sobre-o-carnaval-de-rua-do-brasil.ghtml

Essa festa cremosa tem muita história para contar, e trouxemos algumas bem legais para você conhecer Brahma
Divulgação
São muitos e muitos anos de história. O carnaval do Brasil é um evento reconhecido mundialmente. E não é à toa: são muitos fatos que o tornam inesquecível.
A gente reuniu cinco curiosidades sobre a festa mais cremosa do mundo. De números a marchinhas, o que não falta é ideia de assunto diferente para puxar papo no bloquinho - e Brahma gelada para transbordar alegria na ruas!
Vem conhecer!
1. O bloco mais antigo do Brasil
É na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, que está o Zé Pereira dos Lacaios, o bloco de carnaval mais antigo do Brasil ainda em atividade. A agremiação foi fundada em 1867.
São três as principais marcas registradas do Zé Pereira. Uma, o uso de fraques e cartolas pelos membros do bloco. A outra, os bonecos gigantes, com destaque para os personagens Catitão, Baiana e Benedito, presentes desde a fundação da agremiação carnavalesca. Por fim, o galo, claro! A alegoria gigante, em 2023, terá sete toneladas e 28 metros de altura.
Zé Pereira é o mais antigo bloco em atividade, mas outros já haviam surgido antes dele. O primeiro bloco do país foi fundado em 1855 no Rio de Janeiro e se chamava Congresso das Sumidades Carnavalescas.
2. A cidade com mais blocos
O título de cidade com maior número de blocos pertence a São Paulo que, atualmente, conta com 511 grupos que fazem a alegria do carnaval de rua paulistano.
Acha muito? Pois saiba que, em 2020, a capital paulista contava com mais de 800 blocos. É muita Brahmosidade transbordando pelas rua!
3. O maior bloco do Brasil (e não só do Brasil)
Em 45 anos, o recifense Galo da Madrugada passou de 75 pessoas para uma multidão com mais de dois milhões de foliões e foliãs.
Fundado em 1978, o bloco abre o carnaval de Recife no sábado de manhã, arrastando esse mundaréu de gente pelas ruas. Aliás, o trajeto original precisou ser alterado para ruas maiores, já que as mais estreitas já não comportavam tantas pessoas.
Com tudo isso, o Galo da Madrugada foi oficialmente considerado o maior bloco de carnaval do mundo.
4. E por falar em recorde
O Brahmosidade brasileira garantiu mais dois recordes carnavalescos: o Rio de Janeiro ostenta o título de maior carnaval do mundo, e Salvador é oficialmente considerado o maior carnaval de rua do mundo.
Em Teresina, no Piauí, o Corso do Zé Pereira quebrou o recorde mundial com o maior desfile de carros alegóricos do mundo. Ao todo, foram 343 veículos. Isso aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2012, e mais de 40 mil pessoas estiveram presentes nas quase sete horas de desfile.
É muito recorde para comemorar com uma Brahma gelada!
5. Dois carnavais no mesmo ano
Em 1892 e 1912, transbordou carnaval no Brasil!
O Ministério do Interior fez uma proposta bem inusitada em 1892: mudar o carnaval para o mês de junho. Tudo para fugir do calor de fevereiro e março. A nova data ficou estabelecida como 26 de junho.
A ideia da mudança não colou, mas a de comemorar duas vezes, sim. E, naquele ano, rolaram dois carnavais. O de junho, no entanto, teve menor engajamento, justamente, por causa do frio. No ano seguinte, o governo voltou atrás.
Já em 1912, o adiamento aconteceu devido à morte do Barão do Rio Branco, em 10 de fevereiro. A festa popular deveria acontecer em 6 de abril. Mais uma vez, o povo aproveitou para pular dois carnavais no mesmo ano.
Curtiu as curiosidades? Então aproveite os blocos do carnaval de rua para conversar com os amigos e brincar com uma Brahma gelada. É na rua que a Brahmosidade transborda!

Fonte: https://g1.globo.com/carnaval/2023/especial-publicitario/brahma/noticia/2023/02/16/veja-cinco-curiosidades-sobre-o-carnaval-de-rua-do-brasil.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.