21/02/2023 às 12h03min - Atualizada em 21/02/2023 às 12h03min

Governo de Goiás lança projeto para incentivar doações de livros

Campanha Gira Livros visa estimular a prática e reunir acervo para bibliotecas do Estado e Estante Literária. Até 15 de março, Secult disponibiliza caixas em locais públicos de Goiânia para receber exemplares

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou neste mês o projeto Gira Livros, que disponibiliza caixas em locais públicos para receber doações de obras literárias. A campanha teve início no Centro Cultural Marietta Telles e segue até o dia 15 de março. 

Os objetivos são estimular a doação e troca de livros e reunir acervo para bibliotecas públicas do Estado. A iniciativa também movimenta o projeto Estante Literária, desenvolvido pela Secult. A campanha mostra que a prática é importante para a formação cultural da população, que tem a leitura como ferramenta de transformação social por meio do conhecimento e aprendizagem.

“Nós estamos incentivando a doação porque é uma ação sustentável e que fomenta a leitura. Convido todos a participarem desse projeto porque o livro que está guardado na sua prateleira pode ser muito útil para alguém”, destacou a secretária interina de Cultura, Yara Nunes. O lançamento do projeto ocorreu em 14 de fevereiro, data em que também se celebra o Dia Internacional da Doação de Livros.

Como funciona
Os recipientes são sinalizados com cartazes e estão acessíveis à população tanto no Centro Cultural Marietta Telles Machado e no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, como também na sede dos apoiadores do projeto: Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), localizado na Avenida Assis Chateaubriand, e Defensoria Pública, que fica no Setor Marista. 

Ao final, os livros serão recolhidos e analisados pela equipe técnica da Biblioteca Estadual Pio Vargas, que vai direcionar os títulos ao destino final. Alguns deverão ir para as estantes das bibliotecas públicas de todo o Estado e o restante vai para o projeto Estante Literária, que disponibiliza exemplares gratuitamente para a comunidade.

Onde doar?
Centro Cultural Marietta Telles Machado
Praça Cívica nº 2 – Centro, Goiânia 

Palácio Pedro Ludovico Teixeira
R. 82, 400 - Praça Cívica - Centro, Goiânia  

Tribunal de Justiça de Goiás 
Av. Assis Chateaubriand, 195 - St. Oeste, Goiânia

Defensoria Pública do Estado de Goiás 
Alameda Cel. Joaquim de Bastos, nº 282 - Setor Marista, Goiânia
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.