23/02/2023 às 10h22min - Atualizada em 23/02/2023 às 10h22min

Conheça lugares em Goiás que te dão a sensação de estar em outro país

Conheça lugares em Goiás que te dão a sensação de estar em outro país

Augusto Araújo
https://portal6.com.br/

Goiás é um estado com características únicas, por se localizar na região do Cerrado. No entanto, existem lugares que fogem a essa regra, dando a ideia do visitante estar em outro país ou até mesmo em outra era da História.

Vamos começar pela mais clara: Nova Veneza. Fundada oficialmente em 1958, a cidade traz uma referência à cidade italiana de mesmo nome, devido às origens.

Município inaugurou em 2022 o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith, que resgata a história da migração italiana na região. (Foto: Divulgação).

Erguida sob o esforço de imigrantes vindos do país europeu, o município goiano faz questão de relembrar das raízes, organizando anualmente o Festival Gastronômico de Nova Veneza, servindo diversos pratos tipicamente italianos.

Outro fato que chama a atenção é que os alunos da cidade aprendem o idioma estrangeiro nas escolas. Além disso, existem vários pontos turísticos que lembram a Itália no município, que dista cerca de 40 km de Goiânia.

Esta, por sua vez, não possui uma referência tão clara a outros países na fundação ou no nome – que vale destacar, possui origem tupi-guarani, bem brasileira mesmo.

No entanto, diversos pontos do Centro Histórico são conhecidos pela arquitetura em art decó, um estilo que surgiu na Europa nos anos de 1920 e foi amplamente usado em edificações na capital goiana quando ela foi criada.

Só para citar alguns nomes, podemos lembrar do Teatro Goiânia, a Antiga Estação Ferroviária, a Torre do Relógio e o Goiânia Palace Hotel.


Teatro Goiânia é símbolo da Art Decó. (Foto: Divulgação/ Governo de Goiás).

Voltando mais ainda no tempo, podemos ir até a pré-história, ao conhecer os parques arqueológicos de Goiás.

Os municípios de Serranópolis, Palestina de Goiás e Porangatu, por exemplo, possuem descobertas que remetem à milhares de anos atrás, com pinturas e gravuras rupestres, além de vestígios dos povos que antes lá viveram.

Nesse mesmo sentido, podemos lembrar também do Parque Estadual de Terra Ronca, que possui um complexo de grutas e cavernas, com formações rochosas formadas há mais de 60 milhões de anos.


Parque está localizado a pouco mais de 600 km de Goiânia. (Foto: Márcio Cabral)

Localizadas em São Domingos, região Noroeste de Goiás, as formações geográficas goianas não perdem em nada para outras estruturas semelhantes e muito conhecidas na Europa, como a Gaping Gill, na Inglaterra, ou a Caverna de Drach, na Espanha.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.