27/02/2023 às 09h11min - Atualizada em 27/02/2023 às 09h11min

Como funciona e quem deve tomar vacinas bivalentes contra Covid; aplicação começa hoje

Uma nova campanha de imunização contra o coronavírus e suas variantes começa no país, nesta segunda-feira, 27

O Brasil começa nesta segunda-feira, 27, uma nova campanha de vacinação com imunizantes contra a Covid-19. Certos grupos receberão doses de reforços das versões adaptadas das vacinas, chamadas de bivalentes.

Segundo o governo, está é uma ampliação de proteção de combate à variante Ômicron.

A maioria da população deve aderir a terceira e a quarta doses dos imunizantes originais. Todos já estão disponíveis nos postos de saúde de todo o país, no entanto, a cobertura vacinal segue baixa.

A médica pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, em entrevista ao jornal O Globo, detalhou o que são as vacinas bivalentes. De acordo com ela, as vacinas utilizadas desde 2021, consideradas monovalentes, foram feitas com apenas uma versão do novo coronavírus. O vírus foi identificado no final de 2019. A partir daí, com o Sars-CoV-2 evoluiu com o passar dos anos, os laboratórios Pfizer e Moderna desenvolveram novas formulações de imunizantes.

“A bivalente é mais atualizada em relação às variantes que circulam no Brasil e no mundo, e tem como o principal objetivo agora dar uma proteção maior, que sabemos que se perde com o tempo e com novas cepas, contra óbitos e hospitalizações. Ela é uma dose de reforço, então as pessoas precisam ter recebido pelo menos duas doses da vacina original antes”, pontua a médica.

Confira os grupos prioritários para receber a dose bivalente:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Pacientes imunocomprometidos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP);
  • Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • Trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.