27/02/2023 às 16h24min - Atualizada em 27/02/2023 às 16h24min

AGORA: Governo Lula confirma que voltará a cobrar PIS/Cofins sobre os combustíveis

O governo federal, entretanto, ainda vai discutir a nova forma de cobrança; alíquotas voltarão

https://terrabrasilnoticias.com/
O ministério da Fazenda confirmou nesta segunda-feira (27) a volta da incidência de impostos federais sobre os combustíveis.

As novas alíquotas, como mostramos mais cedo, serão retomadas de forma gradual.

Com a medida, a pasta acredita que aumentará a arrecadação de impostos em até R$ 28,9 bilhões em 2023. A data de retorno da cobrança e os percentuais das novas alíquotas ainda estão sendo definidas.

O secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi ao Rio de Janeiro para uma reunião com a cúpula da Petrobras para avaliar a viabilidade da medida. No final da tarde, o governo volta a se reunir para bater o martelo sobre a porcentagem das alíquotas que voltarão a valer no próximo mês.

Antes do benefício fiscal adotado pelo governo Jair Bolsonaro, as alíquotas de PIS/Confins representavam em torno de R$ 0,90 por litro de gasolina.

O governo federal pretende cobrar metade desse valor e subi-lo gradualmente até chegar, até o final do ano, com a tributação completa.Com a retomada das alíquotas de PIS/Cofins, a Petrobras é pressionada pela ala política do governo a mudar a sua política de preços.

A ideia é desatrelar o valor da gasolina ao dólar e se instituir um fundo garantidor do preço do combustível no Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.