07/03/2023 às 12h00min - Atualizada em 07/03/2023 às 12h00min

Cervejinha pós eleição? Preço dispara e bebida fica mais cara em 2023

Inflação começa a impactar o bolso dos amantes da “geladinha”.

https://www.conexaopolitica.com.br/

Com o encerramento do carnaval, os brasileiros puderam sentir no bolso o aumento dos preços comercializados na tradicional festa do país. A cerveja, que é um dos produtos indispensáveis na rotina do folião, assustou quem participou dos famosos ‘bloquinhos’ este ano.

Em alguns Estados do país, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia, o preço da cerveja disparou. O aumento é justificada por alterações tributárias feitas pelos governos locais.

Na Bahia, a alíquota do ICMS para a bebida passou de25% para 27% desde janeiro.

Em Minas Gerais, modificações na cobrança estão relacionadas às portarias da administração estadual que fixa valores dos preços médios ponderados a consumidor final a serem usados na base de cálculo do ICMS. Há relatos de aumentos de até 13% em torno de determinadas marcas.

Já em São Paulo, há uma portaria do Estado que altera a base de cálculo de ICMS em torno das bebidas, fazendo que, apesar de alguns ajustes administrativos, a cerveja e o chope sejam uma dos líderes quando o assunto é carga tributária, com base no Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Dados mostram que taxação do chope é de 62%, enquanto da cerveja é de 42,7%.

Em janeiro, a inflação da cerveja avançou 1,50% no varejo — eixo de vendas em supermercados e atacarejos. Nos bares, o aumento no mês foi de 0,43%. No índice geral, a disparada do IPCA em janeiro foi de 0,53%.

Citadas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo da campanha eleitoral de 2022, a picanha e a cerveja agora estão sob atenta observação das pessoas.

Em 25 de agosto, durante entrevista ao “Jornal Nacional”, da TV Globo, o então candidato petista chegou a dizer que queria ser eleito para “consertar o país” e fazer com que a população possa “voltar a comer um churrasquinho”.

— É a única razão pela qual eu quero voltar a ser presidente, é a de consertar esse país. Esse país tem que voltar a crescer, tem que voltar a ser feliz, tem que voltar a gerar emprego. Eu digo sempre: o povo tem que voltar a comer um churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha — disse Lula.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.