Na noite de terça-feira (7), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que as conversas para se retomar as exportações de carne bovina para a China estão em “fase final”. Para o mercado, contudo, essa fase deve durar mais 20 dias.
Consultora de mercado da Agrifatto, Laura Rezende acredita que os embarques da proteína para o país asiático serão reiniciados somente a partir de 28 de março. O período, a saber, deve sincronizar com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que Lula deverá ir à China na última semana deste mês. As datas exatas referentes à viagem, entretanto, não foram confirmadas por enquanto pelo Itamaraty. Os dias serão anunciados “oportunamente”, afirmou a pasta.
A relação da viagem do presidente com o possível anúncio da retomada das compras da carne bovina do Brasil pela China é aguardada por agentes da pecuária nacional. Em entrevista ao Canal Rural, Laura avisou que o dia 28 de março tem sido comentado entre frigoríficos espalhados pelo país.
Com a constatação, a partir de análise de laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), de que o caso paraense era “atipíco” — ou seja, que não representa risco de contaminação para rebanhos e nem para os seres humanos —, a expectativa é de que as exportações sejam retomadas o quanto antes.