09/03/2023 às 18h28min - Atualizada em 09/03/2023 às 18h28min

Ruas do Eldorado Parque recebem videomonitoramento

São 11 câmaras que foram adquiridas e instaladas nas ruas do bairro planejado. Os novos equipamentos irão auxiliar a PM no serviço de patrulhamento. Síndicos de condomínios poderão ter acesso às imagens e contribuir com o monitoramento

O bairro planejado Eldorado Parque, na região sudoeste de Goiânia, passou a contar com um reforço importante para a segurança de suas ruas. Desde o último dia 25 de fevereiro as vias do setor receberam um novo sistema de videomonitoramento com 11 câmeras. Os equipamentos foram instalados em postes localizados em frente ao Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar, ao longo da Rua das Magnólias, no cruzamento desta com a Rua do Verniz e ao final da Rua Babaçu.

A compra e instalação das 11 câmaras foram custeadas pelo grupo empreendedor responsável pelo Eldorado Parque compostos pelas empresas Tropical Urbanismo e Incorporação, CMO Construtora, Dinâmica Engenharia e Engel Engenharia, no valor de R $200 mil. A vigilância por meio do novo sistema será 24 horas por dia e sete dias por semana, com armazenamento de imagens por até 30 dias. Ao todo, serão sete câmeras fixas e outras sete do tipo speed dome, que captam e processam imagens em alta resolução e possuem sensor de movimento para filmagens em 360º na horizontal e em 180º na vertical. Os equipamentos são ideais para registro de imagens a longas distâncias.

 

Para o comandante do batalhão da Polícia Militar responsável pelo patrulhamento na região, tenente-coronel Victor Jorge, a instalação das câmeras é de fundamental importância para a prevenção de delitos e manutenção da ordem pública: “É mais um instrumento para nos auxiliar na nossa missão de patrulhamento. Esse tipo de equipamento tende a ser cada vez mais comum nas vias públicas”. Conforme o comandante, entre os crimes que poderão ser prevenidos estão os furtos de todos os tipos e o descarte irregular de lixo.

 

Bairro pleno

A segurança é uma das âncoras do Eldorado Parque, um bairro pleno com condomínios-clubes, parque e shopping. Atualmente, duas mil famílias já vivem no bairro planejado, cujas obras tiveram início no ano de 2012. Sete empreendimentos residenciais e o parque Sebastião Júlio Aguiar já foram entregues. Para fortalecer a segurança do bairro, o grupo empreendedor construiu e doou o prédio do 42° Batalhão da Polícia Militar e, agora, está investindo na compra de equipamentos de monitoramento de última geração.

 

O sistema de câmeras que será adotado nas ruas do Eldorado Parque terá um modelo de videomonitoramento compartilhado entre a equipe do 42° Batalhão da Polícia Militar, os síndicos dos condomínios da região e os diretores da futura associação de moradores do bairro. De acordo com Lucas Rodrigues, gestor do empreendimento e representante do grupo empreendedor do bairro Eldorado Parque, “esse monitoramento compartilhado possibilitará a troca rápida de informações, garantindo ainda mais segurança”.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.