O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran/GO) credenciou, na segunda-feira (13/3), 100 agentes da Guarda Civil de Goiânia para fiscalizar o trânsito da capital. Com isso, os agentes poderão atuar a partir de agora na prevenção e combate às infrações de competência da autarquia e aos crimes de trânsito.
“Queremos entregar resultado para o cidadão, que está cansado de ver tanta falta de respeito e tantos acidentes no trânsito”, afirma Delegado Waldir Soares, novo presidente do Detran.
De acordo com Waldir, o Detran Goiás tem intensificado as ações educativas, por meio da Escola Pública de Trânsito, mas é preciso ampliar a fiscalização para inibir, por exemplo, os condutores que insistem em beber e dirigir.
A GCM auxiliará na fiscalização de documentação do veículo e do condutor e em ocorrências de crimes de trânsito, como embriaguez ao volante, “rachas”, homicídios e lesões corporais no trânsito.
Delegado Waldir afirmou ainda que irá se reunir com outros órgãos integrantes do sistema nacional de trânsito para discutir parcerias que possam colaborar para maior segurança ao trânsito em todo o Estado.
Os 100 agentes credenciados, segundo o Detran, vinham realizando atividades educativas desde janeiro. Segundo o comandante da GCM, Wellington Paranhos, ao longo deste ano, outros mil profissionais serão capacitados para atuar no trânsito. Para ser credenciado junto ao Detran-GO, é necessário passar por curso específico com duração de 220 horas e estágio.
O convênio delega à GCM poderes para realizar fiscalização e policiamento de trânsito urbano. Eles poderão multar e aplicar medidas administrativas de trânsito de forma isolada ou conjunta e programar operações.
O convênio prevê ainda a realização de ações educativas e de prevenção de conflitos no trânsito. Caberá à Guarda Municipal, por exemplo, coletar e tabular dados estatísticos sobre acidentes no perímetro urbano, planejar ações visando a redução de acidentes; organizar e participar em conjunto com o Detran-GO de campanhas voltadas à educação de trânsito.
As atividades de fiscalização e operações voltadas ao trânsito serão acompanhadas pelo Detran-GO, que também será o responsável pelo fornecimento do talonário de Auto de Infração de Trânsito. As autuações dos motoristas infratores serão geridas pela autarquia estadual, que notificará as autuações e penalidades.