16/03/2023 às 10h13min - Atualizada em 16/03/2023 às 10h13min

Drogaria Santa Marta esclarece sobre processo de recuperação judicial

Rede segue com 45 lojas em funcionamento e manterá 540 colaboradores empregados. Os direitos dos colaboradores desligados estão assegurados

A empresa já elaborou todo o plano de operação e, nos próximos 90 dias, concluirá toda a reestruturação. Resiliente, está otimista de que a situação adversa será superada. Confira a seguir, esclarecimentos do Conselho Consultivo aos clientes, credores e público em geral

A Santa Marta Distribuidora de Drogas Ltda., empresa com quase 50 anos de história, sempre trabalhou incansavelmente, por meio da sua rede de lojas, para levar ao consumidor o melhor em saúde e bem-estar. Mas após o advento pandêmico, o varejo de modo geral no Brasil vem enfrentando grandes desafios, o que inclui o segmento varejista de medicamentos.

Desde a pandemia, superamos inúmeros desafios, buscamos incessantemente soluções para contornarmos o déficit de capital de giro e os constantes cortes de créditos junto a fornecedores estratégicos, que ocorreram devido a vários pedidos de recuperação judicial e até mesmo fechamento de diversas redes de drogarias no país, resultando num aumento substancial da inadimplência do setor. 

Estes cortes afetaram drasticamente o nosso crédito junto a esses fornecedores, ocasionando, consequentemente, o desabastecimento de algumas de nossas lojas e a redução em mais de 30% na geração de receitas da empresa, comprometendo assim nossa capacidade de honrar com parte de nossos compromissos.

Diante das circunstâncias, a Drogaria Santa Marta, que sempre prezou pela transparência e cuidado com seus consumidores e colaboradores, informa que não consegue mais suportar o atual quadro.

Sendo assim, comunicamos que a única saída plausível para a manutenção dos empregos diretos e indiretos, atendimento aos clientes e proteção a todas as partes envolvidas (stakeholders), é a solicitação ao Poder Judiciário do auxílio legal da recuperação judicial, a qual foi devidamente protocolada no fim da tarde da última quarta-feira (15 de março).

A par de sua situação adversa, a Drogaria Santa Marta já tomou algumas medidas no sentido de reverter o mais breve possível os resultados negativos da empresa, bem como o déficit de capital de giro. Entre elas, está a desativação de 18 de nossas unidades localizadas em Goiânia e no Distrito Federal, e o desligamento de 350 colaboradores. Para auxiliar esses ex-colaboradores em relação a qualquer dúvida que tenham, também já disponibilizamos um serviço de atendimento aos mesmos, que pode ser acessado pelos telefones (62) 3239 4137 / 3239 4296.

Lamentamos profundamente a necessidade dessas duras medidas, por outro lado, 'cortar na própria carne' é  uma alternativa necessária para que possamos atravessar este período de dificuldades e promover as transformações necessárias, para voltarmos à fase de prosperidade para todos - clientes, colaboradores, economia e Estado. Vale ressaltar que a recuperação judicial é uma medida protetiva, para evitar um mal pior para toda a sociedade: o fechamento de um negócio que gera empregos, divisas para o Estado, e atende a milhares de famílias. 

Apesar desse momento de grande dificuldade, 45 lojas da rede permanecerão funcionando em Goiás e no  Distrito Federal. A maioria dos postos de trabalho será mantida, sendo um total de 540 trabalhadores que seguirão conosco. Em breve, esperamos retomar o crescimento, e para tanto a empresa já elaborou todo o plano de operação com o tamanho e formato que deverá passar a operar.

A expectativa é de que nos próximos 90 dias seja concluída toda a reestruturação.

Somos uma empresa familiar e que tem como símbolo o coração, o que reflete a missão principal impressa em nosso DNA: o cuidado com as famílias e com as pessoas. 

Assim, temos a certeza que, com a união de todos, iremos superar mais este desafio. Reafirmamos que não mediremos esforços para honrarmos todos os compromissos e mantermos nosso costumeiro atendimento de excelência aos nossos clientes. 

A Família Santa Marta estará ainda mais forte e unida, pois sabemos que juntos iremos superar este desafio e reconduzir a empresa à liderança do mercado, sendo ainda mais motivo de orgulho para todos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.