16/03/2023 às 16h27min - Atualizada em 16/03/2023 às 16h27min

Ricardo Paranhos conta com espaço de convivência com proposta de culinária afetiva

Ricardo Paranhos conta com espaço de convivência com proposta de culinária afetiva

Agencia Fos

A culinária como expressão cultural e da afetividade entre as famílias e amigos. Essa é a proposta da Casa Baru Adega e Mercado, que desde novembro de 2021 tem feito sucesso em Goiânia, não apenas pelo menu sofisticado que traz opções gastronômicas para todos os momentos do dia e sua respeitável carta de vinhos com mais de 310 rótulos, mas também por conseguir reproduzir o aconchegante ambiente da cultura familiar ligada à comida, o que muitos chamam de culinária afetiva, como um dos fundadores da casa, o empresário Renato Calixto.

Esse conceito criado  por Renato e sua família, tem sede no Setor Oeste, mas ganhou também uma versão compacta, mas não menos agradável, no showroom da Palme Incorporadora, localizado no Ricardo Paranhos, no Setor Marista. O espaço traz pratos da alta gastronomia com um toque regional e ao  mesmo tempo o tempero familiar e o aconchego do ambiente de uma casa. 

Além de servir pratos do café da manhã ao jantar (entre 9h e 20h de terça a sábado e das 09h às 15h, aos domingo), também comercializa vários produtos entre vinhos finos, queijos, azeites, cafés especiais e outros produzidos pelo próprio restaurante e rotisseria, como pães artesanais com fermentação 100% natural, molhos caseiros, 18 variedades de antepastos e vários doces finos. Parte da carta de vinho também é servida na unidade da Ricardo Paranhos.

Outro diferencial é a ambientação do local, assinada pelo arquiteto André Lenza, que se assemelha a uma casa de verdade, o que remete ao que o próprio Renato chama de “cozinha de família”. “Muitos dos itens e pratos que nós apresentamos no restaurante são coisas que a nossa família fazia e continua fazendo em casa, seja para nós mesmos ou para os amigos que recebemos. Receber e ser os melhores anfitriões possíveis sempre fez parte do DNA da nossa família”, revela.

A cozinha, para ele, é uma expressão de afetividade familiar e a Casa Baru está intimamente ligada a isso. Renato conta que cresceu vendo a mãe se dedicar tanto à culinária em casa quanto em negócios ligados à comida que já teve. Acabou seguindo os mesmos passos, chegando a ser proprietário de casas gastronômicas em São Paulo. Retornou a Goiânia em razão da pandemia, e acabou encontrando aqui a oportunidade de abrir a Casa Baru com a mãe e a irmã. A família novamente se uniu em torno da família, desta vez unindo referências gastronômicas diferentes. 

“A nossa culinária é uma expressão da nossa cultura familiar, que tem influência da cultura goiana, do Brasil e internacional. Eu, por exemplo, já morei em alguns lugares fora como Estados Unidos, Espanha, Itália, Dinamarca, portanto, todas essas influências também fazem parte do nosso trabalho”, esclarece.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.