24/03/2023 às 23h52min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h00min

Cajueiro gigante no PI disputa título de o maior do mundo com espécie do RN; guardiãs falam da relação com a árvore

EXCLUSIVO WEB: Pesquisadores levaram dois anos até concluir que o cajueiro se tratava de uma única planta. Os resultados da pesquisa foram reunidos num artigo, publicado em 2017.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2023/03/24/cajueiro-gigante-no-pi-disputa-titulo-de-o-maior-do-mundo-com-especie-do-rn-guardias-falam-da-relacao-com-a-arvore.ghtml



EXCLUSIVO WEB: Pesquisadores levaram dois anos até concluir que o cajueiro se tratava de uma única planta. Os resultados da pesquisa foram reunidos num artigo, publicado em 2017. EXCLUSIVO WEB: Cajueiro gigante no PI disputa título de o maior do mundo com espécie do RN; guardiãs fala
O Globo Repórter desta sexta-feira (24) explorou o Piauí. O estado tem o menor litoral do Brasil, muitas riquezas naturais e um cajueiro-rei gigantesco, que disputa com outro do tipo, no Rio Grande do Norte, o título de maior cajueiro do mundo.
Em Cajueiro da Praia, cidade costeira com 7.000 habitantes, na região norte do estado, a copa gigantesca tem quase o tamanho de um campo de futebol, cobrindo uma área de aproximadamente 8500 m². A árvore não tem idade definida, mas pesquisadores estimam que ela possa ter quase 200 anos.
O cajueiro-rei já estava na região, quando duas irmãs se mudaram com a família para os arredores da árvore. O cajueiro era praticamente o quintal da casa de Socorro Martins e Adelaide Martins. O apreço das irmãs por ele só não é maior que o da mãe delas, a fiel guardiã, que cuidou da árvore até o fim da vida.
“A gente subia e pulava. Brincava muito nessas ganhadas aí. Praticamente a nossa segunda casa, porque naquele tempo não existia celular, televisão era pouco. Então era a nossa diversão”, diz Adelaide Martins, comerciante.
A ciência precisou entrar em cena para que a árvore gigante pleiteasse o título e desbancasse concorrente no Rio Grande do Norte. Foi comprovado através de um estudo genético que a árvore gigante nasceu de uma única semente. Em 2015, dois pesquisadores especialistas no assunto foram convocados para a missão de coletar evidências científicas e comprovar o que a sabedoria popular já suspeitava.
Repórteres Renan Nunes e Fernanda Graell conversam com as irmãs Socorro Martins e Adelaide Martins
Globo Repórter
“Fizemos um planejamento de como provar que se tratava de uma planta só, gerada a partir de uma única semente, e a partir disso desencadeamos todos os processos necessários para que a pesquisa acontecesse”, explica o biólogo Francisco Soares.
Os pesquisadores levaram dois anos até concluir que o cajueiro se tratava de uma única planta. Os resultados da pesquisa foram reunidos num artigo, publicado em 2017. Agora, falta o título do Guinness Book para o Piauí ter em definitivo o maior cajueiro do mundo.
Enquanto isso não acontece, a árvore majestosa continua atraindo olhares e a curiosidade de turistas do Brasil inteiro.

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2023/03/24/cajueiro-gigante-no-pi-disputa-titulo-de-o-maior-do-mundo-com-especie-do-rn-guardias-falam-da-relacao-com-a-arvore.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.