28/03/2023 às 22h33min - Atualizada em 28/03/2023 às 22h33min

Projeto que cria Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher é aprovado na Alego

Nova estrutura aproveitará espaço físico da 1ª e da 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) de Goiânia e será líder das diretrizes a serem seguidas no combate à violência doméstica e familiar

As mulheres goianas contam, agora, com mais um mecanismo do Estado no combate à violência. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e definitiva votação, nesta terça-feira (28/03), a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem). A nova estrutura, ligada à Delegacia-Geral da Polícia Civil (DGPC), emerge da transformação da 1ª e da 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) de Goiânia.

“Não é grupo operacional, é uma delegacia especializada para atender os casos de agressão às mulheres, estruturada com toda a condição de expandir suas ações. O trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher ganha uma capilaridade muito grande. A mulher, neste momento, se sente respeitada. Ela sabe onde recorrer, ela tem proteção”, declarou o governador Ronaldo Caiado. 

A criação da Deaem tem como objetivo reduzir os índices de violência doméstica e familiar contra mulheres. Além disso, a nova unidade, além de fortalecer o trabalho das já existentes Deams pelo estado, não acarretará nenhum impacto financeiro, uma vez que aproveitará a estrutura física das delegacias extintas e terá seu efetivo policial montado por meio de remanejamento de profissionais que já integram a corporação.

“Teremos uma maior representatividade diante das demandas que são trazidas, no sentido de atender adequadamente a mulher e fazer os encaminhamentos, para que ela tenha oportunidade de deixar essa relação de violência”, disse a futura titular da Deaem, delegada Ana Elisa Gomes. 

Avanços
A votação na Alego marca mais um avanço a partir de iniciativas do Executivo estadual na proteção das mulheres dentro do mês em que suas lutas são celebradas. No último dia 8, data que marca o Dia Internacional da Mulher, o governador Ronaldo Caiado assinou o projeto de lei que foi reconhecido hoje pelo Legislativo e apresentou ainda, pacote de medidas com mudanças na atuação da Polícia Militar, expandindo o Batalhão Maria da Penha.

Outra iniciativa foi a criação do Protocolo Todos por Elas, que incentiva estabelecimentos comerciais a proteger e prestar apoio a mulheres em situação de risco ou violência. O protocolo integra o Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher, de responsabilidade do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), coordenado pela primeira-dama, Gracinha Caiado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.