08/03/2016 às 08h07min - Atualizada em 08/03/2016 às 08h07min

Estado anuncia concurso com três mil vagas na Segurança Pública

Reestruturação das carreiras vai contratar 2,5 mil homens para Polícia Militar e 500 para Civil; 230 aprovados serão chamados em até 30 dias para Polícia Técnico Científica
forca-tarefa-da-seguranca-publica-anuncia-concurso-para-policiais-credito-andre-saddi-1

forca-tarefa-da-seguranca-publica-anuncia-concurso-para-policiais-credito-andre-saddi-1

O governo de Goiás anunciou nesta segunda-feira (07) a abertura de concurso para contratação de três mil novos policiais que integrarão as forças de segurança do Estado. A iniciativa atende a solicitações do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e de entidades representativas das Polícias Civil e Militar.

Por meio do processo seletivo serão disponibilizadas 2,5 mil vagas para a Polícia Militar e 500 para a Polícia Civil. A ação requer alteração nas carreiras das duas corporações. Será criada categoria de soldado de terceira classe para a PM e Corpo de Bombeiros e de agente de quarta classe para a PC.

As mudanças, que foram anunciadas pelo governador Marconi Perillo e pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, visam, ao mesmo tempo, aumentar o contingente policial nas ruas e, respeitar os limites do equilíbrio fiscal do Estado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, o período para a conclusão de todo o processo seletivo deve ser de um ano. “Estamos calculando esse tempo devido ao período de formação desses novos policiais e aos trâmites necessários”, afirmou José Eliton ao relatar que as vagas deverão ser preenchidas por candidatos que tenham diploma de Ensino Médio.

Endosso de entidades A inclusão das novas categorias previstas no concurso tem o respaldo dos presidentes da Associação dos Oficiais da PM, Ubiratan Reges de Jesus Júnior; da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM, Luís Cláudio Coelho de Jesus; da Associação dos Cabos e Soldados da PM, Gilberto Cândido de Lima; da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás, Waldson de Paula Ribeiro; e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás, Fábio Alves Vilela.

Com a criação das categorias soldado de terceira classe e agente de quarta classe para a PM e PC, respectivamente, os aprovados deverão cumprir um interstício de cinco anos entre o ingresso nas corporações até uma possível elevação de cargo. O salário inicial deve ser de cerca de R$ 1,5 mil.

De acordo com José Eliton, os cinco anos são correspondentes, em média, ao período de formação em nível superior. “Com isso, esses novos policiais passarão pelo processo de formação tanto na polícia quanto no ensino formal”, relatou.

Técnico Científica terá reforço Além dos reforços para a PC e PM, governador Marconi Perillo e José Eliton ressaltaram ainda que em até 30 dias deverá ocorrer o chamamento para 230 aprovados do último concurso para a Polícia Técnico Científica de Goiás. “Mesmo diante de tantos obstáculos, principalmente financeiros, faremos o possível para investir cada vez mais em segurança pública”, disse o secretário ao enfatizar que todas as medidas estão sendo tomadas em respeito ao diálogo com todos os envolvidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.