31/03/2023 às 23h56min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h00min

Veja como a tecnologia mudou o jeito de fazer o Globo Repórter, em 50 anos

As câmeras ficaram menores, mais leves e muito mais tecnológicas. As produções eram feitas à mão. Repórteres cinematográficos dos primeiros tempos do programa mostram relíquias.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/globo-reporter/50-anos/noticia/2023/03/31/veja-como-a-tecnologia-mudou-o-jeito-de-fazer-o-globo-reporter-em-50-anos.ghtml



As câmeras ficaram menores, mais leves e muito mais tecnológicas. As produções eram feitas à mão. Repórteres cinematográficos dos primeiros tempos do programa mostram relíquias. Veja como a tecnologia mudou o jeito de fazer o Globo Repórter, em 50 anos
O Globo Repórter desta sexta-feira (31) exibiu o primeiro especial comemorativo dos 50 anos do programa e falou das mudanças tecnológicas das últimas 5 décadas. A tecnologia mudou o mundo nesse período e, claro, mudou também o jeito de fazer o Globo Repórter. Confira em vídeo uma viagem por trás das câmeras.
As primeiras imagens do programa foram registradas em películas. Eram cenas que mostravam aos brasileiros um mundo distante, um Brasil desconhecido. Cidades que não paravam de crescer. Num piscar de décadas, passamos do filme para as fitas umatic, beta can e mergulhamos no mundo digital. As câmeras ficaram menores, mais leves e muito mais tecnológicas.
Os repórteres cinematográficos Marcel Hollender e Marco Antonio Gonçalves, dos primeiros tempos do Globo Repórter
Globo Repórter
‘É um cinquentão maravilhoso, no shape’, diz repórter Lilia Teles nos 50 anos do Globo Repórter
Diretora do Globo Repórter descreve o programa no aniversário de 50 anos: ‘Informativo e inspirador’
Confira a programação dos 5 programas especiais, que vão a ar de 31 de março a 28 de abril
Marcel Hollender e Marco Antonio Gonçalves fizeram parte da equipe de repórteres cinematográficos dos primeiros tempos do Globo Repórter. O Marcel guarda com orgulho algumas relíquias que mostram o quanto os equipamentos de captação de som e de imagem evoluíram. Cada uma destas câmeras profissionais foi a estrela de uma época.
As mudanças estão tão aceleradas que surpreendem até os profissionais mais experientes.
“Na verdade, a gente conta história com imagem. Isso não mudou, isso continua até hoje”, diz Marco.
E para contar boas histórias, é preciso apuração, produção, edição. A alta tecnologia de hoje contrasta com o tempo das produções escritas à mão.
“No início, nós produzimos de viagens com guias, procuramos personagens com guias de telefone e não era só isso. Porque o mais importante era montar o orçamento. E montar o orçamento com papel e caneta, porque não tínhamos planilhas eletrônicas. Mas tudo isso funcionou graças ao nosso grande parceiro, o telespectador. No início, eram as cartas. Aí depois começamos com o e-mail”, lembra Tereza Maia, coordenadora de produção do Globo Repórter.
Em 1995, o Globo Repórter entrou na internet e inaugurou a sua homepage. De lá para cá não paramos mais. O programa está nas redes sociais, no Globoplay e cada vez mais perto de você.
Tereza Maia, coordenadora de produção do Globo Repórter
Globo Repórter
Sandra Annenberg e equipe celebram data na redação do RJ; veja os bastidores
Sandra: 'Só tenho a agradecer'

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/50-anos/noticia/2023/03/31/veja-como-a-tecnologia-mudou-o-jeito-de-fazer-o-globo-reporter-em-50-anos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.