04/04/2023 às 15h21min - Atualizada em 04/04/2023 às 15h21min

Governo de Goiás libera vacinação contra influenza para início imediato

Aumento de casos de síndromes respiratória grave e gripal leva Governo de Goiás a antecipar imunização já para esta terça-feira (04/04) em todos os municípios.

Campanha segue até 31 de maio

Em razão do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) nas últimas semanas no estado, a Campanha de Vacinação contra a Influenza foi antecipada nos municípios goianos para esta terça-feira (04/04). O início imediato da imunização foi autorizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em razão dos casos de Srag que estão levando pacientes à internação e também das ocorrências de síndrome gripal registradas pelas 23 unidades treinadas para fazer essa vigilância em todo o Estado. 


A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destaca a importância de todas as pessoas que compõem os grupos prioritários tomarem a dose que previne contra a influenza. O vírus da doença, conforme diz, é bastante incidente nesta época do ano. A influenza é uma enfermidade que pode se agravar para a Srag, levar o paciente à internação e, não raro, causar sua morte. 

Dados da SES revelam que, neste ano, até o fim da semana epidemiológica 13 foram registrados 63 casos de Srag por influenza, com uma morte. Desses, 27 aconteceram nas três últimas semanas (das semanas 11 a 13). A enfermidade atingiu o pico na semana 11, ocorrida entre os dias 12 e 18 de março. Só nesse período, foram feitas 16 notificações de Srag por influenza. 

Grupos prioritários
A Campanha de Vacinação contra a Influenza é realizada em todo o País e tinha início previsto para o dia 10 de abril. A ação objetiva imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários. São eles: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. 

Em Goiás, a população-alvo é de 2.581.286 pessoas. Não haverá escalonamento, todas as pessoas dos grupos elegíveis podem se dirigir a um dos 965 postos instalados no Estado em qualquer período da vacinação. O Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está marcado para acontecer em 6 de maio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.