06/04/2023 às 10h42min - Atualizada em 06/04/2023 às 10h42min

Na antiga Vila Boa, Caiado exalta cultura e fé dos goianos durante Procissão do Fogaréu

Ponto alto da Semana Santa na histórica cidade de Goiás, celebração religiosa recebe investimento do Governo de Goiás.

Júnior Guimarães e Lucas Diener
“É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo e de solidariedade”, diz governador Ronaldo Caiado

O silêncio e a escuridão nas ruas da cidade de Goiás deram lugar à marcha e às chamas conduzidas pelos farricocos. Ato de fé e tradição, a Procissão do Fogaréu, realizada na noite desta quarta-feira (05/04), foi registrada pelo olhar de milhares de pessoas que participaram da celebração cristã. O percurso foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. "Tudo isso faz com que a gente incentive ainda mais o turismo, a cultura e mostre às pessoas o quanto nosso estado é lindo, o quanto devemos nos orgulhar dele e cada vez mais melhorar a qualidade de vida desse povo", pontuou o chefe do Executivo.

Realizada desde 1745 na antiga capital goiana, a Procissão do Fogaréu foi trazida ao estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação, que remonta, dentro da tradição católica, a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, percorre ruas e becos da cidade, com ponto de partida em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte. Durante o trajeto, a multidão espera a passagem do grupo que sai pelas ruas da antiga Vila Boa com vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos, descalços e com tochas, conhecidas como archotes, nas mãos.

Caiado, que ressaltou sua ligação com a antiga Vila Boa e a procissão que acompanha desde a infância, foi um entre os inúmeros espectadores a carregar os tradicionais archotes que iluminam a cidade após a meia-noite da Quinta-Feira Santa. "É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo, de solidariedade, da gente refletir e ver o quanto Aquele que nos guia, nos orienta e nos motiva passou por momentos tão difíceis na vida para poder nos dar um bom exemplo. É um orgulho pra mim poder, como governador do Estado, assistir mais uma vez a essa festa", expressou o governador.

Aporte
Com investimento de R$ 115 mil do Governo de Goiás, o evento é organizado pela Prefeitura de Goiás em conjunto com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT). A iniciativa é contemplada pelo Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e recebe patrocínio da rede varejista Novo Mundo. “Momentos de festividade como esse só comprovam que a Secult, assim como todas as outras secretarias, estão aqui para fazer políticas públicas. Conseguimos ver a cidade cheia, todos os hotéis lotados. Toda a cadeia produtiva é movimentada. É um momento importante não só para quem é religioso, mas por toda a tradição que carrega", salientou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

A programação religiosa segue até o Domingo de Páscoa (09/04), com missas, procissões, orações, vigílias, canto do perdão, espetáculo da Via Sacra, entre outras atrações que ocorrem em igrejas e outros pontos da cidade. A Procissão do Fogaréu, votada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para se tornar patrimônio imaterial goiano nesta quarta-feira (05/04) deve ter o título reconhecido pelo governador Ronaldo Caiado nos próximos dias por meio de sanção. 

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, salientou a parceria com o governo estadual para a realização da festa. "A cidade está feliz por receber tanta gente. As pessoas vêm aqui com o amor de viver o momento", frisou ele. O funcionário público Gildásio Rodrigues e os familiares saíram de Goiânia com destino à antiga capital apenas para assistir à procissão. "É algo muito interessante, bem divulgado e a população veio em peso. Gostei e vou voltar ano que vem. Temos de valorizar", enfatizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.