Torcedores denunciaram em vídeos divulgados nas redes sociais que a Polícia Militar (PM) jogou bombas de gás e spray de pimenta contra eles após a final do Campeonato Goiano, em Goiânia. A PM informou à TV Anhanguera que foi acionada para conter os torcedores na saída do jogo.
Em nota, a PM disse que, diante da invasão do gramado, brigas entre torcedores na área interna do estádio e atos de vandalismo na área externa, agiu com o "emprego escalonado da força" em conformidade com o Procedimento Operacional Padrão.
A confusão aconteceu na noite do último domingo (9). Imagens mostram a correria de torcedores e a polícia jogando as bombas e o spray (assista acima). Na narração dos vídeos, os torcedores alertam que tinham crianças sendo atingidas.
“Tem criança aqui”, disse um homem enquanto um militar se aproximava com o spray. “Olha o povo passando mal, o menino passando mal, tá todo mundo em família”, falou outro homem mostrando pessoas sentadas no chão.
Após o jogo, uma viatura da Guarda Civil Metropolitana (GCM) mostrou que os vidros de uma viatura foram destruídos. Em nota, a GCM informou que acompanhou os torcedores nos terminais para a Serrinha, onde aconteceu a partida.
De acordo com a GCM, na saída houve um confronto entre os próprios torcedores e eles usaram pedras e rojões contra os guardas e os militares. Por isso, foi necessário o revide para dispersá-los, segundo a guarda (leia nota completa abaixo).
PM usa bombas de gás para dispersar torcedores após final do Campeonato Goiano em Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
GCM de Goiânia fez o acompanhamento dos torcedores nos terminais para o Serrinha: grande concentração no terminal Isidória, Verá Cruz e Novo Mundo para o início da partida. No retorno a GCM ficou sabendo do confronto entre eles na saída do serrinha. Tentando impedir o trabalho das forças de segurança (GCM e PM), os agressores fizeram o uso de pedras e rojões, sendo necessário o trabalho em conjunto para o revide e dispersão dos torcedores. A GCM teve informações de um possível confronto no Jardins dos Cerrado, enviando equipes para impedir a ação criminosa com êxito.