15/04/2023 às 08h26min - Atualizada em 15/04/2023 às 08h26min

Seis dicas para você ter uma farmacinha perfeita

Ter alguns medicamentos básicos à mão para aquelas horas de emergência é um bom hábito, mas farmacêutica explica que alguns cuidados precisam ser levados em conta, como local de armazenamento e que tipos de remédios podem ser usados sem prescrição médica

Sempre que temos uma dor de cabeça, febre, alguma indisposição intestinal, mal-estar ou mesmo um leve ferimento o caminho é quase sempre o mesmo: corremos para aquela velha caixinha de remédios guardada no armário ou no guarda-roupa, para nos salvar. Ter uma “farmacinha” em casa é um bom hábito e que resolve muitos problemas simples de saúde, mas será que realmente sabemos como montar uma? Que medicamentos não podem faltar? Como e onde armazenar?

Com mais de 20 anos de experiência, a farmacêutica da Rede das Drogarias Santa Marta, Jane Pacheco, dá algumas dicas simples, mas que deixarão a sua “farmácia em casa” mais eficiente e segura. 

 

  • Cuidado com o armazenamento

 

A primeira delas é sobre o armazenamento dos medicamentos. “Escolha, de preferência, uma caixa de plástico, com tampa e que acomode bem todos os medicamentos que você tem em casa. Essa caixa precisa ser guardada num local seco, arejado, sem exposição ao sol ou outra fonte de calor e longe do alcance de crianças e animais domésticos, levando em consideração os medicamentos que necessitam de refrigeração”, orienta.

 

  • TIpos de remédios:

 

A especialista lista os medicamentos isentos de prescrição médica ou MIP`s que podem ser mantidos em casa:

  • analgésicos (para dores)                       
  • antitérmicos (para febre)
  • antialérgicos
  • antigripais
  • antiácidos
  • antissépticos (para ferimentos)
  • antiespasmódicos (contra excesso de gases)
  • pomadas para assaduras.


 

 

  • Alerta de riscos:

 

Jane alerta ainda para o risco de ocorrer a ingestão acidental de medicamentos por crianças e animais domésticos, com possibilidade até mesmo de ser fatal, por isso é importante guardá-los fora do alcance deles. “Muitos são levados pelo fácil acesso e pela ingênua curiosidade. Exemplo disso, há apresentações no mercado que lembram confetes de chocolate”, diz

 

  • Data de validade:

 

A farmacêutica explica que todos os medicamentos isentos de prescrição médica ou MIP´s podem ser mantidos em casa, desde que sejam usados de forma consciente, sob orientação e que estejam dentro de seu prazo de validade. Aliás, essa é outra boa dica dada pela especialista: verificar periodicamente os remédios que perderam sua validade e descartá-los de forma adequada. “Manter medicamentos fora do prazo de validade é um risco grande, pois além de não gerar a reação esperada em relação a algum sintoma que se queira tratar, pode ocasionar situações mais graves como intoxicação ou alguma outra reação não desejável", alerta Jane. 

 

  • Utensílios importantes

 

Mas nem só de remédios é feita uma boa farmacinha caseira. Há uma grande variedade de utensílios e outras substâncias que não podem faltar, como os termômetros, esparadrapos, gazes, ataduras, curativos adesivos, álcool 70% e soro fisiológico”, enumera a farmacêutica.

Para quem quiser montar uma farmácia caseira mais bem equipada, a especialista sugere outros itens que podem ajudar muito. “Além do termômetro, outros equipamentos que podem ser usados em casa são os aferidores digitais de pressão e o oxímetro, um item que na época da pandemia foi muito usado e salvou a vida de muita gente. Esses utensílios são fáceis de usar e ótimos para monitorar sinais vitais, como pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura e nível de oxigenação. Numa emergência sempre ajudam muito”, sugere

 

  • Automedicação 

 

A existência de alguma doença prévia ou condição de saúde específica também deve ser levada em conta, quando se consome algum medicamento, mesmo sendo isento de prescrição. “Um antigripal, por exemplo, é um medicamento inofensivo, mas se uma pessoa hipertensa tomar esse remédio sem a devida orientação médica, pode fazer mal”, exemplifica a farmacêutica

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.