20/04/2023 às 12h05min - Atualizada em 20/04/2023 às 12h05min

Goiás é referência na prática de voo livre: segmento recebe incentivo do Governo de Goiás

Competição começa nesta quinta-feira e segue até domingo. Evento reúne melhores pilotos da modalidade para formação de ranking nacional

Os 100 melhores pilotos de vários estados brasileiros estarão reunidos, a partir desta quinta-feira (20/04), em Jandaia, no Sul goiano, para a primeira etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente.

Com patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), o evento segue até domingo (23/04) com o objetivo de formar o ranking dos pilotos que irão participar das competições estaduais e do campeonato brasileiro da modalidade. Paralelamente, a rampa de Jandaia sedia a Copa Cia do Vento, conhecida como “Copinha”, com 50 atletas amadores. 


A competição deve movimentar toda a cadeia produtiva do turismo da região e para envolver a população da cidade e de municípios vizinhos, os organizadores montaram uma Feira Gastronômica no Lago Municipal, onde os produtores locais irão expor e comercializar seus produtos. O local receberá ainda apresentações culturais.  

Durante o evento, os pilotos promoverão ações sociais, como palestras nas escolas sobre preservação do meio ambiente e turismo, doação de alimentos e distribuição de sementes de árvores nativas do Cerrado. A etapa final do Circuito Centro-Oeste de Parapente será realizada entre os dias 7 e 11 de junho, em Formosa, no Sudeste goiano, juntamente com a 9ª Copa Cia do Vento e a Copa Brasil Sport de Parapente. 

Referência
Em função das condições naturais favoráveis, cidades como Jandaia, Jaraguá, Formosa e Iporá são procuradas durante o ano todo por atletas para a prática de voo livre. De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o estado é referência nacional no turismo de esportes de aventura e o segmento fomenta a economia dos municípios goianos. “Os campeonatos deixam um legado de investimentos em infraestrutura para as rampas de voo livre no estado que ficarão operantes durante todo o ano”, acrescentou. 

Segundo um dos organizadores do circuito, Daniel Rodrigues de Carvalho Vasconcelos, o apoio do Governo de Goiás é fundamental para o crescimento da modalidade e divulgação do potencial do estado. “Desde 2022, quando recebemos incentivo da Goiás Turismo, a procura aumentou 240%. Hoje, o Brasil inteiro está de olho na gente”, comemorou.

Serviço:
Assunto: Circuito Centro-Oeste de Parapente reúne atletas de todo país em Jandaia
Quando: Quinta a domingo (20 a 23/04)
Onde: Rampa de voo livre e Lago Municipal de Jandaia (GO) 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.