Mais de 1,135 milhão de pessoas acima de 18 anos em Goiás sofrem de hipertensão arterial ou pressão alta, o que corresponde a 22,05% da população adulta do estado, que chega a registrar mais de dois óbitos por hora (2,63) em função de complicações ligadas à doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES).
No Brasil, o problema atinge cerca de 38 milhões de pessoas, o equivalente a 26,3% da população adulta, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). Dados de uma pesquisa divulgada em 2022 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), órgão do MS, revelam ainda que o número de brasileiros acima de 18 anos diagnosticados com pressão alta crônica aumentou 3,7% em 15 anos. No mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é uma condição crônica que afeta cerca de um bilhão de pessoas.
Considerada silenciosa, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos, por isso a melhor forma de combate do problema é a prevenção e adoção de hábitos mais saudáveis. Por isso, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado no próximo dia 26 de abril. Para contribuir com esse propósito, a rede de Drogarias Santa Marta promove durante todo o dia, uma campanha gratuita de aferição de pressão arterial em 18 lojas de Goiânia e nas unidades das cidades de Santa Helena de Goiás e Quirinópolis.
A ação promovida pela Santa Marta é gratuita e a aferição será feita por farmacêuticos em cada uma das unidades participantes da campanha. A farmacêutica da Rede Santa Marta, Jane Pacheco, explica que a iniciativa visa contribuir com o rastreamento precoce da pressão alta, pois segundo ela, grande parte da população não sabe que tem a doença. “O principal motivo de 50% da população não saber que é hipertensa se deve ao fato de ser um problema de saúde que evolui silenciosamente. A grande maioria dos casos é assintomática e as pessoas em geral não fazem exames periódicos ou sequer fazem algo mais simples que aferir a pressão periodicamente”, relata a especialista.
Jane Pacheco explica na prática o que é a hipertensão. De acordo com a farmacêutica, a pressão sanguínea do nosso corpo é determinada pela força do sangue contra a parede das artérias e o volume de sangue que o coração bombeia. “O que chamamos de pressão alta é caracterizado pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9, sendo que o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
Pontos de atenção
Um dos principais pontos de atenção para o desenvolvimento de um quadro crônico de hipertensão, segundo esclarece Jane, é a idade mais avançada, pois é um fator capaz de alterar os padrões da pressão sanguínea. “Por isso, uma pequena elevação nos valores da pressão arterial é aceitável à medida que o paciente envelhece. Vale lembrar também que os valores de pressão sofrem oscilações ao longo do dia, e isso é normal”, diz Jane.
A farmacêutica explica também que a hipertensão durante a gestação merece atenção especial, devido às complicações que podem gerar tanto para a mãe quanto para o bebê. “A pressão alta que se desenvolve na gravidez pode se resolver após a gestação. Por isso a importância de se fazer o pré-natal corretamente, para monitorar e tratar o quanto antes", afirma Jane
A obesidade, o histórico familiar, o alto nível de estresse, o estilo de vida, o uso de bebidas alcoólicas em excesso, o tabagismo, o sedentarismo e o envelhecimento estão entre os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão. “O sobrepeso, que pode acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença e outra causa é o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão, podendo causar complicações como infarto e AVC”, diz Jane.
Serviço
Endereço das 20 lojas que estarão dando suporte a população em aferir gratuitamente a pressão e auxiliando a população.
Loja do Setor Central - Rua Custódio P. Vêncio, n. 875
Loja do Centro - Av. Brasil, n.270;
Setor Bueno - Av. T-07 (esq. c/T-2), n.980;
Setor Bueno - (ATACADÃO) Av. T-63 c/T-15, n.1250
Setor Central - Av. Araguaia (esq.c/ Rua 3), n. 458
Setor Central - (ARAGUAIA SHOPPING), Rua 44, n. 339
Setor Central - Av. Goiás (esq. c/ Paranaiba), n. 1000
Jardim Goiás - (POSTO ARENA) Av. L, S/n
Jardim Goiás - Rua 61 c/ Av E. n. 270 - Próximo ao Colégio Militar
Setor Canaã - Av. Aderup, n. 515
Novo Horizonte - Av. Cesar Lattes, n. 776.
Setor Aeroporto - Av. Pires Fernandes, n. 154
Setor dos Afonsos - Av. Rio Verde, n. 1178
Setor Jardim Bela Vista - Alameda Contorno, n.3362
Setor Leste Vila Nova - Av. Independência (c/ a Quinta Avenida), n 2899
Setor Jardim Nova Esperança - Av. Central, n. 894
Setor Leste Universitário - Av. Anhanguera, n. 2517 (PRAÇA DA BÍBLIA)
Setor Oeste - Av. Assis Chateaubriand C/ Rua 9, n. 964
Setor Panorama Parque (URIAS) - Av. Rio Branco c/ Av. Mal. Rondon, n. 10
Setor Res. Alphaville Flamboyant - Posto Shell Alphaville