24/04/2023 às 15h48min - Atualizada em 24/04/2023 às 15h48min

Em Goiás são registrados mais de 2 óbitos por hora relacionados à hipertensão

Com objetivo de promover a conscientização para a prevenção e combate dessa doença silenciosa, rede goiana de farmácias estará promovendo campanha para aferição de pressão arterial em grande parte de suas lojas em Goiânia

Divulgação

Mais de 1,135 milhão de pessoas acima de 18 anos em Goiás sofrem de hipertensão arterial ou pressão alta, o que corresponde a 22,05% da população adulta do estado, que chega a registrar mais de dois óbitos por hora (2,63) em função de complicações ligadas à doença, segundo  dados da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES).  

 

No Brasil, o problema atinge cerca de 38 milhões de pessoas, o equivalente a 26,3% da população adulta, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). Dados de uma pesquisa divulgada em 2022 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), órgão do MS, revelam ainda que o número de brasileiros acima de 18 anos diagnosticados com pressão alta crônica aumentou 3,7% em 15 anos. No mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é uma condição crônica que afeta cerca de um bilhão de pessoas. 

 

Considerada silenciosa, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos, por isso a melhor forma de combate do problema é a prevenção e adoção de hábitos mais saudáveis. Por isso, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado no próximo dia 26 de abril.  Para contribuir com esse propósito, a rede de Drogarias Santa Marta promove durante todo o dia, uma campanha gratuita de aferição de pressão arterial em 18 lojas de Goiânia e nas unidades das cidades de Santa Helena de Goiás e Quirinópolis. 

 

A ação promovida pela Santa Marta é gratuita e a aferição será feita por farmacêuticos em cada uma das unidades participantes da campanha. A farmacêutica da Rede Santa Marta, Jane Pacheco, explica que a iniciativa visa contribuir com o rastreamento precoce da pressão alta, pois segundo ela, grande parte da população não sabe que tem a doença. “O principal motivo de 50% da população não saber que é hipertensa se deve ao fato de ser um problema de saúde que evolui silenciosamente. A grande maioria dos casos é assintomática e as pessoas em geral não fazem exames periódicos ou sequer fazem algo mais simples que aferir a pressão periodicamente”, relata a especialista.

 

Jane Pacheco explica na prática o que é a hipertensão. De acordo com a farmacêutica, a pressão sanguínea do nosso corpo é determinada pela força do sangue contra a parede das artérias e o volume de sangue que o coração bombeia. “O que chamamos de pressão alta é caracterizado pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9, sendo que o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

 

Pontos de atenção

Um dos principais pontos de atenção para o desenvolvimento de um quadro crônico de hipertensão, segundo esclarece Jane, é a idade mais avançada, pois é um fator capaz de alterar os padrões da pressão sanguínea. “Por isso, uma pequena elevação nos valores da pressão arterial é aceitável à medida que o paciente envelhece. Vale lembrar também que os valores de pressão sofrem oscilações ao longo do dia, e isso é normal”, diz Jane.

 

A farmacêutica explica também que a hipertensão durante a gestação merece atenção especial, devido às complicações que podem gerar tanto para a mãe quanto para o bebê. “A pressão alta que se desenvolve na gravidez pode se resolver após a gestação. Por isso a importância de se fazer o pré-natal corretamente, para monitorar e tratar o quanto antes", afirma Jane

 

A obesidade, o histórico familiar, o alto nível de estresse, o estilo de vida, o uso de bebidas alcoólicas em excesso, o tabagismo, o sedentarismo e o envelhecimento estão entre os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão. “O sobrepeso, que pode acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença e outra causa é o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão, podendo causar complicações como infarto e AVC”, diz Jane.

 

Serviço

Endereço das 20 lojas que estarão dando suporte a população em aferir gratuitamente a pressão e auxiliando a população.

 

  • Quirinópolis

 

Loja do Setor Central -  Rua Custódio P. Vêncio, n. 875

 

  • Santa Helena

 

Loja do Centro - Av. Brasil, n.270;

 

  • Goiânia

 

Setor Bueno - Av. T-07 (esq. c/T-2), n.980;

Setor Bueno  - (ATACADÃO) Av. T-63 c/T-15, n.1250

Setor Central -  Av. Araguaia (esq.c/ Rua 3), n. 458

Setor Central - (ARAGUAIA SHOPPING), Rua 44, n. 339

Setor Central -  Av. Goiás (esq. c/ Paranaiba), n. 1000

Jardim Goiás - (POSTO ARENA) Av. L, S/n

Jardim Goiás - Rua 61 c/ Av E. n. 270 - Próximo ao Colégio Militar

Setor Canaã - Av. Aderup, n. 515

Novo Horizonte - Av. Cesar Lattes, n. 776.

Setor Aeroporto - Av. Pires Fernandes, n. 154

Setor dos Afonsos - Av. Rio Verde, n. 1178

Setor Jardim Bela Vista - Alameda Contorno, n.3362

Setor Leste Vila Nova - Av. Independência (c/ a Quinta Avenida), n 2899

Setor Jardim Nova Esperança - Av. Central, n. 894

Setor Leste Universitário - Av. Anhanguera, n. 2517 (PRAÇA DA BÍBLIA)

Setor Oeste - Av. Assis Chateaubriand C/ Rua 9, n. 964

Setor Panorama Parque (URIAS) -  Av. Rio Branco c/ Av. Mal. Rondon, n. 10

Setor Res. Alphaville Flamboyant - Posto Shell Alphaville


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.