26/04/2023 às 14h51min - Atualizada em 26/04/2023 às 14h51min

Nova Veneza amplia aulas gratuitas de italiano para os moradores da cidade

Aulas visam reforçar a cultura italiana da cidade, que está em contagem regressiva para o 17º Festival Italiano de Nova Veneza

Divulgação

A prefeitura de Nova Veneza ampliou as vagas das aulas de italiano para toda a comunidade da cidade - no passado, eram restritas a estudantes da rede municipal. As aulas estão sendo oferecidas semanalmente, todas às quartas-feiras, na Escola Estadual Francisco Alves, das 19h às 20h. Cerca de 60 alunos estão participando da iniciativa, que é gratuita. 

 

O objetivo das aulas é preservar a herança cultural dos imigrantes vindos do país europeu, uma vez que a cidade, que fica a 39 Km de Goiânia, foi formada a partir da colonização por imigrantes italianos que chegaram em Goiás no final do século XIX. Outra iniciativa com o mesmo objetivo é a realização do Festival Italiano de Nova Veneza, que celebra a cultura e a gastronomia italiana todos os anos. Chegando à 1ª edição, neste ano está agendada para 1 a 4 de junho.

 

“Muitos moradores querem aprender mais a língua para recepcionar os visitantes do evento bem no espírito da cultura italiana”, diz o professor Jean Marcos, ao salientar que grande foi o interesse pelas aulas, que começaram há dois meses e devem continuar mesmo após o Festival Italiano.

 

Ainda de acordo com Jean Marcos, as aulas estão ajudando a resgatar a cultura italiana entre os moradores.  Como acontece com a Gleides Amaral, de 69 anos, uma das alunas adultas do projeto que ensina italiano na cidade. Apesar de ser neta de Italianos e mesmo carregando o sangue italiano nas veias,  ela não aprendeu a língua de seus avós. Ela conta que sempre teve vontade de aprender, além de achar bonita a pronúncia. “Infelizmente meus avôs não passaram para minha mãe essa herança linda da língua italiana. Mamãe até entendia um pouco o que eles falavam, mas como ela não foi ensinada, também não nos ensinou”, relembra Gleides.

 

Gleides afirma que a preocupação com preservação das raízes italianas na cidade só veio a partir do Festival Gastronômico. “Pouca era a preocupação em preservar a cultura italiana. Com o surgimento do festival que a população  veio  a despertar para cultura deixada por nossos antepassados”, afirma a aposentada.

 

O próprio professor Jean Marcos também é influenciado pela cultura italiana da cidade. Nascido e criado em Nova Veneza, ele conta que sua paixão pela Itália é tanta que por oito anos morou no país, onde aprendeu e aprimorou o idioma. “Não sou descendente de italianos, mas adotei a Itália no meu coração e sou um simpatizante da língua e da cultura italiana”, relata.

 

Sobre o Festival Gastronômico de Nova Veneza

 

Em sua 17ª edição, o tradicional Festival Italiano de Nova Veneza traz como tema “Uma Itália em Nova Veneza” que marcou o retorno da festa em 2022. A festa será realizada entre os dias 1 e 4 de junho e promete trazer aos seus visitantes a sensação de estar dentro da Itália, mais precisamente em Veneza, cidade famosa por seus canais e gôndolas que levam turistas apaixonados.

 

O festival foi criado em 2004 para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje cerca de 60% da população do município de Nova Veneza, é formada por descendentes italianos.

 

São mais de 600 pessoas envolvidas na organização do evento que, além do resgate cultural, estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.