27/04/2023 às 23h44min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h00min

VÍDEO: imagens mostram veículo que teria sido usado por suspeitos de torturar e matar adolescente e jovem em Sapucaia do Sul

Câmeras de circuito de segurança registraram deslocamento de caminhonete na ERS-118 antes e depois de os corpos de Wesley Amaral dos Santos, de 19 anos, e Jonathan Júnior Xavier Lopes, de 16 anos, serem descartados em uma área de matagal. Crime ocorreu em 31 de março.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/04/27/video-imagens-mostram-veiculo-que-teria-sido-usado-por-suspeitos-de-torturar-e-matar-adolescente-e-jovem-em-sapucaia-do-sul.ghtml



Câmeras de circuito de segurança captaram deslocamento de caminhonete na ERS-118 antes e depois de os corpos de Wesley Amaral dos Santos, de 19 anos, e Jonathan Júnior Xavier Lopes, de 16 anos, serem descartados em uma área de matagal. Crime ocorreu em 31 de março. Três homens suspeitos de torturar e matar dois jovens estão foragidos em Sapucaia do Sul
Imagens de câmeras de circuito de segurança mostram o veículo que teria usado pelos suspeitos das execuções de um jovem de 19 anos e um adolescente de 16 anos após suposto furto em um depósito do Detran, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O vídeo, obtido pela RBS TV, capta o deslocamento de uma caminhonete branca na ERS-118 antes e depois de os corpos de Wesley Amaral dos Santos e Jonathan Júnior Xavier Lopes serem descartados em uma área de matagal. O crime ocorreu em 31 de março.
A RBS TV apurou que os suspeitos, que já tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, são: Leopoldo Potter (dono do depósito credenciado ao Detran), Rudimar Rosa (dono do guincho) e Tiago Moré Martins (segurança do local). Os três são considerados foragidos.
O advogado Lucio Constantino, que representa Leopoldo Potter, diz que vai se manifestar ''assim que tiver acesso à investigação''. Rudimar Rosa e Tiago Moré Martins ainda não apresentaram defesa. O Detran-RS confirmou que o depósito onde ocorreu o crime está regularizado, e que ''vem colaborando com a Polícia Civil''.
Depósito onde adolescente e jovem estariam furtando baterias em São Leopoldo
Reprodução/RBS TV
Versões
Dois amigos de Wesley e Jonathan ficaram do lado de fora do depósito e afirmam que ouviram tudo que estava acontecendo.
''Veio um guardinha falando: 'já era, perdeu, perdeu, perdeu, deita no chão'. Mas os guris não falaram nada, se deitaram e se entregaram numa boa pra eles'', conta uma testemunha.
A mãe de Jonathan, Edilaine Xavier, confirma que o filho e o amigo invadiram o centro de recolhimento de veículos para furtar.
''Eu fiquei sabendo que eram duas baterias, pra vender, pra poder comprar o gás'', diz a mulher.
Edilaine, que está grávida de oito meses, afirma que no dia seguinte ao crime soube que os corpos do filho e do amigo dele tinham sido encontrados em uma estrada próxima à ERS-118.
''Meu filho, Jonathan, tava com a sacola na cabeça, com as mãos e com os pés amarrados. O Wesley tava só com a sacola na cabeça'', relembra Edilaine.
Adolescente e jovem foram executados em Sapucaia do Sul
Arquivo Pessoal
Investigação
A partir das imagens, a polícia conseguiu identificar a placa da caminhonete e localizou o veículo três dias depois. A Justiça determinou a apreensão do carro, que foi submetido a um exame que detecta a presença ou não de sangue. O laudo ainda não ficou pronto.
A delegada Angélica Marques, responsável pelo caso, sustenta que os indícios contra o dono do guincho, o segurança e o proprietário do depósito são fortes.
''Tudo nos leva a crer que esses indivíduos têm envolvimento direto na prática desses crimes. Nós já temos alguns elementos, como a necrópsia e algumas outras diligências, que nos levaram a apurar que esses meninos foram torturados que esses meninos foram torturados antes dessa execução'', relata a delegada.
Entenda o caso
Jonathan e Wesley Amaral eram procurados por conhecidos. Os dois teriam dito a amigos que iriam furtar baterias de carros em um depósito do Detran, o que fez familiares saírem para procurá-los na região.
Pela demora, os parentes acharam que os jovens tinham sido presos. No entanto, ambos já estavam mortos. Edilaine, mãe de Jonathan, ficou sabendo da notícia horas depois, pelas redes sociais.
"Os dois meninos sumidos. Nisso, que aparece dois corpos de dois meninos não identificados. Já deu aquele baque no coração, porque a gente já sabia que era eles. Só que daí a gente pensa: por que tanta crueldade?", questiona a mãe de Jonathan.
Os corpos das vítimas foram localizados a 4 km do local onde eles foram vistos pela última vez.
"O Wesley apareceu com o ombro todo quebrado, o braço, os dedos dele quebrados, todo machucado. O outro menino, com a cara deformada. Não tem motivo pra tanta crueldade. Isso quem faz é sem coração. Pessoas frias, homens frios, de sangue frio", lamenta a tia de Wesley, Marivane Carvalho.
As famílias das vítimas pedem justiça.
"Ninguém tem direito tirar a vida de ninguém. A justiça deles era o quê? Pegar, então, deixasse ali no Detran, me chamasse e chamasse a polícia", diz Edilaine, mãe de Jonathan.
Famílias das vítimas protestam em Sapucaia do Sul
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/04/27/video-imagens-mostram-veiculo-que-teria-sido-usado-por-suspeitos-de-torturar-e-matar-adolescente-e-jovem-em-sapucaia-do-sul.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.