05/05/2023 às 11h47min - Atualizada em 05/05/2023 às 11h47min

Detran-GO intensifica ações educativas durante Maio Amarelo

Ações buscam estimular adoção de condutas seguras no trânsito e reduzir o número de mortes. No ano passado, 1.732 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) intensifica neste mês de maio as ações educativas e desenvolve parcerias com instituições públicas e privadas para estimular o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Neste ano, o Maio Amarelo conta com 48 ações programadas, entre palestras, blitz, Detranzinho, ações e campanhas educativas. Os trabalhos tiveram início no dia 2 de maio e vão até dia 31.

O Maio Amarelo é o movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Nesta edição, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é ‘No trânsito, escolha a vida’. O objetivo é reunir esforços entre iniciativa pública e privada para estimular o debate sobre a segurança viária e incentivar a adoção de condutas seguras por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. 

A campanha publicitária contará com vídeos, spots e material gráfico chamando todos os usuários a fazerem o compartilhamento seguro das vias por meio das decisões individuais. Para isso, será utilizada uma linguagem visual moderna e popularizada pelas redes sociais: as enquetes de múltipla escolha.

Goiás já chegou a registrar mais de 2 mil mortes por acidentes de trânsito por ano. Com a colaboração de todos, o número vem caindo. No ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), ocorreram 1.732 mortes no trânsito. De janeiro a abril deste ano, foram 442 óbitos. “O Detran-GO está atento e fará todos os esforços para reduzir esses números cada vez mais. Precisamos da colaboração de todos”, enfatiza o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares.

O Detran-GO ampliou este ano em mais de 100 o número de agentes de fiscalização por meio do convênio com a Guarda Civil Metropolitana na capital. Também fez parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e Polícia Militar para inibir o estacionamento irregular, liberando calçadas e vias públicas. “Vamos ampliar o trabalho para o interior, valorizando o condutor que respeita as leis de trânsito”, destaca o presidente.

Dentro da programação do Maio Amarelo, serão promovidas palestras sobre direção defensiva em empresas, alertando para a necessidade da atenção e do respeito à legislação. Serão realizadas ações educativas em eventos temáticos como o passeio de veículos antigos que será realizado no domingo (07/05), em Trindade. O Detranzinho, programa de formação de multiplicadores, será desenvolvido em escolas públicas e privadas em diversos municípios.

Além de Goiânia e Aparecida de Goiânia, equipes da Gerência de Educação de Trânsito do Detran-GO participarão de atividades em Anápolis, Itumbiara, Hidrolândia, Trindade, São Simão, Santa Helena, Rio Verde, Jaraguá, Porangatu, Silvânia, Uruaçu, Padre Bernardo, Planaltina, Nerópolis e Crixás.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.