09/05/2023 às 17h23min - Atualizada em 09/05/2023 às 17h23min

Eldorado Parque Bairro Pleno traz o conceito de Cidade de 15 Minutos para Goiânia

Capital goiana já enfrenta os desafios da mobilidade. Bairro planejado traz modelo internacional de urbanização para trazer mais qualidade de vida aos goianienses

Reprodução

Com 1,4 milhões de habitantes, Goiânia já enfrenta problemas de uma metrópole, especialmente quanto à mobilidade. Em relação ao meio de deslocamento próprio,  existem mais de 1,2 milhões de veículos na capital, sendo quase um para cada habitantes, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Falando de transporte público, a situação é precária e vem deixando a desejar. Em média, o goianiense gasta 31 minutos de deslocamento de casa para o trabalho. O problema ganha amplitude quando se considera a região metropolitana, que abrange 2,6  milhões de moradores.

Melhorar a qualidade de vida vem sendo desafio para gestores públicos. Parceiros nesta jornada, os desenvolvedores urbanos também tem a sua contribuição a dar e, neste sentido, um projeto de bairro planejado desenvolvido pela CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo vem trazendo uma alternativa para a região oeste da cidade, com a implantação do Eldorado Parque Bairro Pleno.

O Eldorado Parque vem sendo desenvolvido com base no conceito de ˜Cidade de 15 minutos˜, que vem sendo inclusive adotado em cidades da Europa, como Paris. O arquiteto e urbanista Carlos Moreno, professor da Universidade Sorbonne, na França, foi o primeiro a cunhar o termo “cidades de 15 minutos”, em 2016, em que ele define que tudo o que você precisa deve estar a cerca de 15 minutos a pé ou de bicicleta de sua casa, desde assistência médica e educação até supermercados e espaços verdes.

O projeto começou a ser implantado em 2012. O grupo empreendedor projetou 25 residenciais, que são condomínios-clube com lazer generoso na área comum. Além disso, faz parte do projeto um parque e um futuro shopping. "Não estamos falando apenas de um bairro convencional, mas de um lugar projetado para que os moradores tenham tudo o que precisam para ter sua rotina facilitada e com bem-estar”, comenta o especialista imobiliário e gestor comercial do bairro planejado Eldorado Parque, Lucas Rodrigues.

Atualmente, duas mil famílias já vivem em um dos sete empreendimentos residenciais que já foram entregues no bairro planejado.  Outros dois estão em construção.

Diferenciais

Lucas acrescenta que se comparado com outros  bairros de Goiânia, o Eldorado traz um diferencial que chama muito a atenção, que é o monitoramento com câmeras de segurança 24h. “Se compararmos com qualquer outro bairro de Goiânia, como o Vaca Brava ou o Parque Flamboyant, nenhum tem esse conceito. Ele pode ter condomínios e shoppings mas não é 100% monitorado. Em parceria com a Polícia Militar, através do 42° Batalhão, o bairro todo é monitorado trazendo tranquilidade para os moradores e possibilitando a troca rápida de informações, garantindo ainda mais segurança”. 

Outro pilar que o bairro pleno se baseia é no contato com a natureza. Em parceria com a Prefeitura de Goiânia, o grupo empreendedor construiu e entregou, em 2022, o Parque Buritis Sebastião Júlio de Aguiar, com área total de 103 mil metros quadrados. O espaço abriga um lago e três núcleos de estar voltados à contemplação e à prática de exercícios físicos. “Valorizamos muito essa questão da natureza, sabemos que influencia bastante no clima e na saúde. Além de ser um espaço de lazer para as famílias",  comenta Rodrigues.

A possibilidade de resolver pendências próximo de casa também é outro ponto forte do Eldorado Parque Bairro Pleno. O projeto inclui um shopping, que está em fase de aprovação de projeto, e também um atacarejo. "Todo esse conjunto de atrativos vai trazer facilidade e rapidez para o dia a dia das pessoas”, diz.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.