25/05/2023 às 21h27min - Atualizada em 25/05/2023 às 21h27min

Goiás é destaque em educação de tempo integral

Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de Goiás apresentam melhores resultados em proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática

Pesquisa da organização Instituto Sonho Grande, que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para melhoria da educação, coloca Goiás no topo do ranking do ensino integral entre 17 estados; meta do Governo de Goiás é levar modalidade a 130 municípios até 2025

O ensino em tempo integral aplicado em 187 unidades escolares de Goiás é destaque no país. A constatação é da organização sem fins lucrativos Instituto Sonho Grande, que realizou a Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral (PADI) em 17 estados brasileiros. Conforme o levantamento, Goiás possui a melhor média geral do país, 62,2%, em uma avaliação que engloba condição de operação, execução do modelo, gestão escolar e percepção da escola. 

Os dados são referentes ao ano de 2022 e foram apresentados ao governador Ronaldo Caiado na última semana. “Nós fizemos um esforço enorme e estamos transformando a educação em Goiás. Nada me orgulha mais do que ver os alunos saindo da escola, todos uniformizados, com mochila e material, depois de receber uma merenda escolar de qualidade. Isso me traz uma motivação fora do comum, porque muita gente fala em educação, mas só no discurso. Nós investimos”, comemorou.

A pesquisa também indica que as escolas que ofertam educação em tempo integral tiveram maior percentual de crescimento nas notas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), entre os anos de 2021 e 2022. Em alguns casos, o acréscimo foi de até 8 pontos na avaliação, que mede a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Já a média das escolas das outras modalidades foi de crescimento de 1 ponto no mesmo período.

Durante a apresentação da pesquisa, a secretária da Educação Fátima Gavioli ressaltou que o ensino em tempo integral está presente em 41 municípios goianos, a meta é chegar a 130 até o ano de 2025. O índice de satisfação dos estudantes e da equipe escolar com a modalidade, que está acima de 70%, serve como motivação para avançar. “Uma escola de tempo integral traz espírito de aprendizagem, oportuniza ao aluno poder decidir seu projeto de vida”, disse. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.