Enquantoissoemgoias.com Publicidade 728x90
25/05/2023 às 05h54min - Atualizada em 25/05/2023 às 05h54min

Festival em Porangatu oferece 14 espetáculos nacionais e regionais de teatro, dança e circo

Programação da 18° edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu terá várias atrações regionais e nacionais

Realizado de forma gratuita pelo Governo do Estado – com correalização da Universidade Federal de Goiás – 18ª edição do TeNpo terá também workshop e oficinas para os participantes, entre os dias 1º e 4 de junho* 

A 18° edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) será realizada de 1° e 4 de junho de 2023. O evento traz à cidade do norte goiano 14 espetáculos nacionais e regionais de artes cênicas e ainda oferece oficinas e workshop. Toda a programação é gratuita.
 
Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), o TeNpo 2023 terá exibições abertas com performance da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo (DF), que apresenta seu novo espetáculo de stand-up “Contando ninguém acredita”.
 
A comédia também é veículo para as discussões de gênero propostas pela atriz Monique Alfradique (SP), no monólogo “Quase normal”. O público da mostra tem um encontro marcado com uma mulher cheia de dilemas, depois de atravessar a pandemia de Covid-19 colecionando decepções amorosas, fracassos profissionais e experiências nada convencionais no mundo virtual. Apesar do potencial para a tragédia, situações hilárias escritas por Monique Alfradique e Rafael Primot se revelam na busca pelo autoconhecimento e pela determinação em realizar seus desejos.
 
Outros 12 espetáculos cênicos produzidos em Goiás estão pautados, com destaque para a Cia de Teatro Nu Escuro, Circo Lahetô, Giro8 Companhia de Dança, Cia Teatral Martim Cererê, entre outros. A partir da parceria entre o Governo de Goiás e a UFG, a curadoria do TeNpo propõe uma programação que fomenta a formação de público e o fortalecimento de redes produtivas entre grupos e artistas nacionais e regionais.
 
Formação
A qualificação profissional na cadeia produtiva das artes cênicas também tem força na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, com workshop conduzido pela atriz Vanessa Gerbelli (RJ) e oficinas ministradas pela atriz Nay Fernandes (SP), pelo cineasta e diretor de arte Benedito Ferreira (GO), pelo ator Leonardo Miggiorin (SP) e pela atriz e educadora Juliana Mado (GO).
 
“A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu é uma ação de política pública estadual para a Cultura, concebida com base na descentralização das atividades das artes cênicas em Goiás”, ressalta a Secretária Estadual de Cultura, Yara Nunes. Segundo ela, o TeNpo provoca um deslocamento de eixo e instala no norte do estado um espaço favorável à troca de experiências, ao mesmo tempo em que estimula a qualificação da produção local e regional”, completa.
  
Para a reitora da UFG, Angelita de Lima, a Mostra TeNpo “é muito especial, pois cumpre com eficiência o papel de democratizar o acesso a ações culturais, levando oficinas cênicas e espetáculos cuidadosamente selecionados para Porangatu e comunidades vizinhas”. Nesta edição de 2023, o festival ainda conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, por meio do Goiás Social, da Prefeitura de Porangatu e da Academia Esparta.

Confira a programação completa no link: https://mostratenpo.cultura.go.gov.br/programacao/


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.