26/05/2023 às 20h32min - Atualizada em 26/05/2023 às 20h32min

Circuito das Cavalhadas 2023 começa neste fim de semana em Goiás

Governo de Goiás investiu mais de R$ 3 milhões para realização da tradição cultural em 13 municípios goianos

Quatro cidades abrem, neste fim de semana, o Circuito de Cavalhadas 2023 do Governo de Goiás. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Goiás Social, que visa fortalecer as tradições goianas, divulgar as manifestações culturais do interior e promover o turismo e a economia dos municípios participantes. Os eventos têm entrada gratuita. A tradicional festividade passará por Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis, cada uma com sua peculiaridade. 

Santa Cruz dá início à programação com festejos neste sábado e domingo (27 e 28/05), no Centro Cultural Tio Negrinho. Documentos históricos apontam que o município realizou suas primeiras Cavalhadas em 1816 e tem mais de 200 anos de tradição em Goiás.

Em Posse, também nos dias 27 e 28, as Cavalhadas integram a Festa do Divino Espírito Santo, que completa 102 anos. Diferentemente dos outros municípios goianos, em Posse, as Cavalhadas são realizadas à noite e começam com o rapto da rainha cristã pelo rei mouro, que será combatido e vencido pelo rei cristão, simbolizando a vitória do cristianismo sobre o paganismo.
 
Já em Jaraguá, a festa ocorre entre os dias 27 e 29 de maio, no Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira; e em Pirenópolis, nos dias 28, 29 e 30, no Campo das Cavalhadas, na Avenida Benjamim Constant.
 
Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 13 municípios: Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem. Este ano foram transferidos R$ 3 milhões de recursos estaduais para estas cidades para contribuir com a realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.

Lutas entre mouros e cristãos
O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. Na festa, também há a presença dos Mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.

Programação

Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás
Data: 27 a 28/05
Local: Centro Cultural Tio Negrinho, Centro, Santa Cruz de Goiás (GO)
Horário: 15h
 
Cavalhadas de Posse
27/05: Carreata Mascarados – Percorrerá toda a cidade
27/05: Drama após a Missa – Praça Mãe Loló
28/05: Corrida Cavalhada, 15h – Parque Agropecuário Tranquilino Brasil, Posse (GO)
 
Cavalhadas de Jaraguá
27/05: Entrada da Rainha, 15h –  Saindo da Av. JK até a Igreja do Rosário
28/05: Cavalhadas, 14h
29/05: Cavalhadas, 14h
Local: Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira, Jaraguá (GO)

Cavalhadas de Pirenópolis
Data: 28, 29 e 30/05
Horário: 13h
Local: Campo das Cavalhadas - Av. Benjamim Constant, Pirenópolis (GO)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.