29/05/2023 às 10h07min - Atualizada em 29/05/2023 às 10h07min

Caiado anuncia reforço nos investimentos do Estado para temporada do Araguaia 2023

Em 2023, previsão é receber 1 milhão de turistas. Governo de Goiás destina R$ 14 milhões em estrutura para qualificar atendimento ao turismo na região, com melhorias em segurança, conscientização ambiental e geração de emprego

“A melhor e a maior de todos os tempos”, definiu o governador Ronaldo Caiado no lançamento da temporada Mais Araguaia 2023, que tem estimativa de receber cerca de 1 milhão de visitantes nos meses de junho e julho. Durante coletiva realizada no Palácio das Esmeraldas na manhã desta segunda-feira (29/05), em Goiânia, o governador apresentou as ações promovidas pelo Governo de Goiás que incentivam o turismo responsável, qualificação profissional, geração de emprego, atendimento ao turista, além de incluir reforço na fiscalização ambiental. 

Acompanhado pela coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, bem como da equipe de governo, o governador apresentou a estrutura que neste ano recebeu aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros e das forças policiais. “Vocês sabem da nossa preocupação para resgatar aquilo que é mais emblemático, que é a beleza, o entardecer e as praias do Araguaia. Vamos continuar trabalhando para que seja cada vez mais respeitado”, afirmou o governador. 

Caiado também pediu apoio da população local e dos turistas para conservação das praias. “Temos de focar na limpeza das nossas praias. É fundamental essa consciência”, sublinhou ao mencionar que no trecho entre Luiz Alves até Aragarças, o investimento do Estado é de R$ 14 milhões. “É uma verba expressiva para montarmos todas as estruturas, shows e a mobilização para que seja dada toda segurança à população”, acrescentou.

Durante a temporada, seis municípios da região vão receber ações do Governo de Goiás. São eles: Aruanã, São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes) e Aragarças. “Hoje o turismo ocupa lugar de destaque. Pelo que estão investindo, parabenizo vocês”, enalteceu a prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaide Donizetti Borges Martins.

Estavam presentes no lançamento as secretarias da Retomada (SER), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Esporte e Lazer (Seel), a Agência Goiana de Regulação (AGR), Goiás Turismo, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, reforçou que a junção dos esforços tem entre os pontos de maior atenção a conservação ambiental. “Não abrimos mão, porque sem meio ambiente preservado não tem turismo e não tem renda”, pontuou.

A caravana do Estado leva qualificação a trabalhadores, encaminhamento a empregos, fomento ao empreendedorismo, eventos esportivos, educação ambiental nas cidades e nos acampamentos, prevenção a acidentes, regulação de serviços públicos como abastecimento de água e energia, entre outras iniciativas. “A gente tem de trazer renda e olhar o social para a população ribeirinha, e o dinheiro tem que ficar na região, para fortalecer a economia local”, enfatizou o secretário da Retomada, César Moura. 

Mais ações
Por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs) e Goiás Social estão sendo ofertados cursos gratuitos, ministrados em convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para atividades com grande demanda durante julho: culinária, preparo e venda de pescados, atendimento ao cliente, entre outros.  A Goiás Turismo incentivará a coleta seletiva de lixo e o combate ao trabalho infantil. Já a Semad será responsável por ações de repreensão à pesca e caça ilegais. A Seel vai instalar arena para vôlei de praia, futevôlei e beach soccer, além de futebol de sabão, cama elástica, pebolim, tênis de mesa, tabela de basquete e multiparque. 

Ao longo do Rio Araguaia, o efetivo do Corpo de Bombeiros será distribuído em nove postos operacionais, com cerca de 300 profissionais à disposição do público, além de trabalho conjunto com ribeirinhos. “Todo esse serviço traz segurança ao banhista e, ano a ano, temos zerado os afogamentos”, frisou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Washington Luiz Vaz Júnior. O batalhão ambiental da Polícia Militar contará com 110 servidores e o policiamento náutico com 16 embarcações, além de fiscalização nas barreiras rodoviárias.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.