07/06/2023 às 23h08min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h00min

Prefeitura de Porto Alegre vai investigar livros e computadores sem uso em escolas municipais

Ouvidoria do TCE encaminhou pedido de apuração. Grupo de Investigação da RBS flagrou materiais adquiridos para as escolas, porém armazenados e sem uso.

G1 Brasil
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/06/07/prefeitura-de-porto-alegre-vai-investigar-livros-e-computadores-sem-uso-em-escolas-municipais.ghtml



Ouvidoria do TCE encaminhou pedido de apuração. Grupo de Investigação da RBS flagrou materiais adquiridos para as escolas, porém armazenados e sem uso. Ouvidoria do TCE pede apuração de desperdício de recursos públicos na Educação da Capital
A Prefeitura de Porto Alegre determinou nesta quarta-feira (7) a abertura de uma auditoria especial na Secretaria Municipal de Educação para apurar o acúmulo de itens didáticos sem uso em escolas da rede. As demandas surgiram após denúncias do Grupo de Investigação da RBS (GDI), que flagrou milhares de livros, computadores e kits pedagógicos sem uso nas escolas municipais.
Os repórteres do Grupo percorreram oito escolas da rede municipal da Capital. Participaram os repórteres Cristine Galisa, da RBS TV, e Adriana Irion e Carlos Rollsing do jornal Zero Hora.
Também foi criado um comitê gestor operacional para concluir a distribuição e instalação dos produtos, incluindo providências de infraestrutura nas escolas necessárias à operação desses equipamentos. R$ 3,5 milhões foram autorizados para reparos em infraestrutura das escolas, com suporte do comitê, informa a prefeitura.
“A maior parte dessas ferramentas já estão sendo usadas em sala de aula, por alunos e professores. A determinação é verificar onde há problema nessa distribuição e agir. Nenhum desperdício de recurso público será tolerado”, afirma o prefeito Sebastião Melo.
Ainda nesta quarta, a ouvidoria do Tribunal de Contas do RS informou que encaminhou um pedido de apuração do caso à presiência.
"A ouvidoria do TCE, ao tomar conhecimento dessas matérias, entendeu que os fatos merecem a apuração do aprofundamento na sua análise porque aparentemente são graves. Em função disso, encaminhamos ao Tribunal de Contas da sua presidência, um memorando solicitando exatamente isso que o TCE realize uma apuração através de um procedimento específico", explica o ouvidor do Tribunal, Cezar Miola.
A investigação revelou que mais de 800 computadores que deveriam estar na mão dos estudantes, estão estocados, sem cuidado dentro do depósito da Secretaria Municipal da Educação. Kits pedagógicos, cadernos, livros também foram encontrados empilhados e sem uso.
Livros, computadores e kits pedagógicos sem uso nas escolas municipais de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
25 mil computadores
“A Secretaria Municipal de Educação adquiriu 25 mil computadores Chromebooks do Google, dos quais mais de 20 mil já estão distribuídos e em uso por alunos e professores”, afirma a secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa. Ainda foram comprados telas interativas, óculos inteligentes para alunos e professores com deficiência visual, mesas interativas e livros didáticos.
Os processos respeitaram a lei de licitações e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as equipes das escolas receberam capacitação para utilização, segundo a prefeitura.
A equipe descobriu impressoras sem uso em pelo menos três das oito escolas visitadas. Os diretores reclamam que não há instalação nem conexão à rede de internet do município. Em agosto do ano passado, a prefeitura assinou um contrato de quase 600 mil reais para o aluguel e a manutenção dessas impressoras. A secretária disse que as instalações estão sendo feitas aos poucos pelo setor de tecnologia.
"Elas estão sendo instaladas conforme o fluxo também desenhado pelo setor de tecnologia e lá nessa escola precisa ter o ponto? Que é com a Procempa, que instala esse ponto para poder ligar a impressora no ponto lógico. Então tem toda uma planilha de acompanhamento disso, isso vem sendo instalado, estar nas escolas e aí tão logo a Procempa vai lá, ok o ponto aqui tá certinho a SMED vai lá e tira da caixa e instala a impressora.
A rede pública municipal atende 70 mil crianças e adolescentes em 98 escolas municipais e 217 entidades parceiras.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/06/07/prefeitura-de-porto-alegre-vai-investigar-livros-e-computadores-sem-uso-em-escolas-municipais.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.