08/06/2023 às 09h22min - Atualizada em 08/06/2023 às 09h22min

“Fundamental é poder dar oportunidade para milhares de jovens de colégios públicos”, diz Caiado durante abertura da Campus Party Goiás

Em sua quinta edição, evento que reúne tecnologia e inovação segue até domingo (11/06) no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Expectativa de público é de mais de 150 mil pessoas

O governador Ronaldo Caiado participou, na noite desta quarta-feira (07/06), da abertura da 5ª edição da Campus Party Goiás (CP Goiás). Maior evento de tecnologia do estado, a feira será realizada até o dia 11 de junho, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A grande novidade desta edição é o fornecimento de ônibus elétricos para levar, gratuitamente, o público. Cerca de 150 mil pessoas são esperadas durante os cinco dias de evento. 


“O fundamental é poder dar oportunidade para milhares de jovens, de colégios públicos, que vêm de famílias humildes, e não teriam a chance de ter acesso a essa tecnologia, a tudo isso que é ofertado”, comentou Caiado, ao citar a presença de alunos da rede estadual de Novo Planalto, divisa com o Tocantins. “Jovens humildes que jamais imaginavam ter acesso ao que é apresentado pela Campus Party. Várias cabeças que, com esse espaço que o Estado está dando, vão desenvolver e vão ser referências, não só no Brasil mas no mundo”.

A participação de alunos e alunas das redes pública e privada, além de jovens que integram o programa do Governo de Goiás Aprendiz do Futuro, deve ser recorde nesta edição da CP Goiás, com a distribuição de 5 mil pulseiras “Day Pass”. Durante abertura oficial, o governador conversou e tirou fotos com alunos e experimentou um protótipo de carro autônomo em exposição na feira, que neste ano tem como tema Mobilidade e Cidadão Conectado. 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é parceiro da Campus Party Brasil. “A inclusão digital, hoje no Brasil, significa inclusão social. Talvez a mais efetiva. É a forma do Estado de Goiás fazer essa inclusão digital é formar essas pessoas”, observou Adriano da Rocha Lima, Secretário-Geral de Governo do Estado de Goiás, um dos articuladores da vinda da Campus Party ao Estado.

Em trabalho conjunto com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), serão realizadas oficinas em computadores recondicionados pelo Sukatech, programa do Estado que visa reciclar e dar descarte correto ao lixo eletrônico e ainda capacita jovens na área de tecnologia. As atividades serão feitas na área gratuita do evento.

Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia saudou os participantes pela recepção.  “A Campus Party está em 25 países, mas a energia que tem aqui em Goiás é superior a qualquer outra”. Ele lembrou que Goiás é o estado com mais laboratórios Include em todo o Brasil. “Foi um sucesso. Estamos muito satisfeitos com tudo o que conseguimos até agora”, disse.

Também presente no evento, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou que Caiado compreende a necessidade de se formar jovens, especialmente para profissões que envolvem inovação. “A Matemática e o português são fundamentais, mas é preciso também entender a programação e a robótica. Esse é o mercado, inclusive, que mais remunera e que mais tem demanda atualmente, mas falta mão de obra”, ponderou.

Novidade
O Governo de Goiás, em parceria com a RedeMob, está oferecendo transporte gratuito para levar o público para a CP Goiás. Dois ônibus elétricos farão o percurso: Terminal Praça da Bíblia, Praça Universitária, Praça Cívica, Terminal Paulo Garcia e Passeio das Águas Shopping. Serão disponibilizadas, por dia, 14 viagens de ida e volta. “Modéstia a parte, Goiás saiu a frente, porque todos os outros estavam ainda sem desafiar esse novo conceito de transporte urbano”, afirmou Caiado.

Para fazer o lançamento do serviço, o governador e secretários de Governo embarcaram no ônibus na Praça Cívica em direção ao shopping, no início da noite desta quarta-feira (07/06). Logo que desceu do veículo, após o trajeto, o governador avaliou a experiência. “Adorei. Suspensão a ar, não tem câmbio, não fica aquele negócio arrancando pra frente e pra trás, não tem ruído, não tem poluição, tem ainda cadeiras confortáveis e sinal de Wi-Fi”, comentou. 

Programação
Constam na programação da Campus Party, oficinas que estimulam os alunos a criarem livros ilustrados por meio de ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT. Os quatro primeiros colocados em cada oficina serão premiados. “Este evento vai ser um marco da inteligência artificial em Goiás”, afirmou José Frederico Lyra Netto, titular da Secti.

Com o tema ‘segurança nas escolas’, os estudantes também poderão participar do hackathon, uma espécie de maratona de programação. “Nós queremos que, com tecnologia, com inovação, essa moçada também traga soluções para esse problema que é uma dor muito grande hoje", acrescentou o secretário.

Serão realizadas mais de 270 palestras, desafios tecnológicos e uma extensa e diversificada lista de atividades em áreas como empreendedorismo, exploração espacial, metaverso, games, programação e robótica, com direito a uma arena de drones. Na área de camping, espaço de descanso dos campuseiros, são esperadas mais de 1,5 mil barracas. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.