Bombojaco, o Manifesto Cultural que traz para Goiânia uma tarde histórica, na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer, com música, arte, cultura, esporte e gastronomia. Músicas temáticas, com contexto de muito significado, misturam rap, reggae, roost e instrumentos mesclados com o Jazz/Blues, serão apresentados pelas bandas Haikaiss, Costa Gold e Cidade Verde Sounds, Contrabando Sonoro e discotecagem da Casa de Música. O BOMBOJACO acontece no dia 16 de abril, e chega para fazer história como uma forma representativa de ideais carregados de culturas diversas para um público regional crescente de formadores de opinião, globalizados e apreciadores do que o mundo tem de melhor para oferecer.
No cenário musical artistas consagrados por formadores de opinião estarão reunidos no mesmo palco para dar voz a um público que é nova cara desta geração. A banda se consolidou como destaque da nova escola do rap com o álbum duplo “Fotografia de um Instante”, Haikaiss. Com 35 faixas autorais, segundo disco do quarteto paulistano de hip hop foi o segundo álbum mais vendido no iTunes por cinco dias consecutivos, na semana de seu lançamento, conquistou a consideração de nomes consolidados como RZO e Talib Kweli rende agenda cheia de shows por todo Brasil. O grupo Costa Gold composto por Predella, Nog e DJ Cidy, tem o intuito de fazer músicas temáticas, e sua proposta e produzir algo de muito sentimento tanto quanto nas composições, quantos nos instrumentais e projetos feitos por eles.
A tendência da banda é fazer música de linha clássica como antigamente. Algo que passe a mensagem para o ouvinte, algo que o faça pensar. E a banda Cidade Verde Sounds formada por Guilherme Adonai e no vocal e Paulo Dubmastor na produção é um grupo que mescla Reggae Roots, Dub, e Rap de maneira original...foi formado em meados de 2005 no Paraná e hoje toca em todo o Brasil.
O evento terá uma pista de skate com sete obstáculos, dois corrimãos, um palco, dois quartres, uma rampa e um barril, do SkatinGo, liberada para quem quiser andar, com monitores orientado durante todo o evento, além de uma competição de Best Trick (melhor manobra em um obstáculo), com prêmio para o vencedor. Abrangendo todas as formas artísticas possíveis, a gastronomia não poderia ficar de fora, então o evento vai contar com uma área comum de lazer com 20 Foods Trucks FoodTrucks e, para acompanhar, e proporcionar a combinação perfeita, serão comercializadas Cervejas Artesanais no local, além de tendas, lugares para sentar e curtir o momento.
O artista Wes Gama, que assina o projeto Bombojaco, convida os artistas Rubin e André Amorim para participar do Manifesto Cultural. A missão dos artistas no evento é incentivar os participantes a manter o circuito artístico ativo na cidade e promover a arte de forma descentralizada através de exposições, pintura de murais fomentando assim, o colecionismo e o consumo de arte. No evento haverá exposição de arte e música. Será um ambiente multicultural onde o público poderá dialogar com os artistas e suas obras, curtir um ambiente agradável e social.
O mundo moderno e globalizado como conhecemos atualmente gerou a sua própria identidade por meio de uma nova geração. A "Geração Y"! Uma geração despreocupada, que tem tudo mais fácil, mais rápido e em maior quantidade. Uma geração ambiciosa, de horários flexíveis, de novos empregos, novas funções e novas técnicas. Porém, é também, uma geração com muita informação, muita agilidade, muitas preocupações, sociais e econômicas, com jovens empresários e jovens visionários capazes de criar, produzir e influenciar como nunca antes na história.
Assim, vivemos com pessoas debatendo sobre todo e qualquer assunto. Pessoas que desconstroem preconceitos e que são capazes de disseminar novas ideias para todo o planeta, passando mensagens de harmonia e integração, sendo "revolucionários da própria evolução". Tudo isso por meio da arte, da cultura, da moda, dos costumes e de socializações diversas, sejam elas virtuais ou presenciais.