01/07/2023 às 10h34min - Atualizada em 01/07/2023 às 10h34min

Galinhada Goiana é eleita entre 100 melhores pratos com frango do mundo

Apesar de poder ser encontrado em diversos restaurantes, o prato também é largamente preparado em casa e quase toda família tem uma receita secreta que é passada de geração em geração

A galinhada, tradicional prato em Goiás também muito apreciado em Minas Gerais, está entre os 100 pratos feitos com frango mais saborosos do mundo, apontou a enciclopédia gastronômica TasteAtlas nesta semana.

No ranking global, a receita brasileira ocupa a 80ª posição com uma nota 3,9 (de 5 pontos possíveis), à frente dos nuggets americanos, do "Poulet au Cidre" (rolinhos da carne de ave em molho à base de cidra de maçã famosos na região da Bretanha, na França) e do célebre "Coronation Chicken" ('Frango da Coroação'), versão desfiada em maionese, curry e outros temperos que foi especialmente criada e servida para a ascensão de Elizabeth 2ª ao trono britânico.


O Atlas descreve a galinhada como um "ensopado com arroz e frango" que também pode levar ervilhas, cebolas, tomates, pimentões, cebolinha e alho e que seria popular em ocasiões festivas. "Apesar de poder ser encontrado em diversos restaurantes, o prato também é largamente preparado em casa e quase toda família tem uma receita secreta que é passada de geração em geração. É recomendado servi-lo com molho picante e decorá-lo com cebolinha picada bem fininha", ensina a publicação.

Foram indicados pelas suas boas galinhadas "O Bar da Dona Onça" e o "Dalva e Dito", em São Paulo, o "Restaurante Aprazível", no Rio de Janeiro, além do "Morro dos Ventos", na Chapada dos Guimarães. 

O vencedor é iraniano

No topo da lista, com 4,8 pontos (de 5 possíveis) ficou o Jujeh Kebab, um espetinho de frango iraniano rico em sabores e cores graças ao açafrão que o tempera. Marinada antes do cozimento, a carne é preparada ainda com cebola, tomate, limão, iogurte, azeite de oliva, além de uma pitada de sal.

Ele é frequentemente servido acompanhado de pão-folha, tomates grelhados, cebola ou também arroz com açafrão.


Conheça: Jujeh kebab, iguaria iraniana eleita como o melhor prato à base de frango do mundo Imagem: Reprodução/TasteAtlas

O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.