05/07/2023 às 13h40min - Atualizada em 05/07/2023 às 13h40min

PF faz operação contra crimes eleitorais; Goiano Pablo Marçal é um dos alvos

Entre os alvos está o coach Pablo Marçal. Segundo a PF, os investigados realizaram doações milionárias suspeitas a campanhas em 2022

A Polícia Federal (PF) em São Paulo deflagrou, nesta quarta-feira (5/7), a Operação Ciclo Fechado, nos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. Entre os alvos está o coach Pablo Marçal.

A PF apura suposta falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de capitais, ocorridas no curso das eleições de 2022.

Pablo Marçal foi pré-candidato do Pros à Presidência da República no ano passado, mas teve o registro da candidatura barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele chegou a ser eleito deputado federal por São Paulo, porém teve o pedido de registro de candidatura rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por falta de documentos.

Segundo a PF, os investigados realizaram doações milionárias às campanhas, sendo que boa parte desses valores foi remetida posteriormente às próprias empresas das quais são sócios.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas supostamente envolvidas.

Nas redes sociais, Pablo Marçal se manifestou após a operação. Disse que é “um perseguido político” e que a operação da PF é fruto do apoio que ele deu à campanha de Jair Bolsonaro.
 

Histórico

Em 2022, Pablo Marçal se lançou candidato à presidência da República pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social). Na época, ele declarou à Justiça Eleitoral possuir um patrimônio de quase R$ 17 milhões.

Quando se filiou à legenda, o coach sinalizava a intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o partido oficializou o nome dele ao Palácio do Planalto em maio.

A candidatura, porém, foi retirada pelo PROS em agosto, contra a vontade de Pablo, que, depois de tentativas de derrubar a decisão do partido, decidiu apoiar o então candidato Jair Bolsonaro.

Quem é Pablo Marçal

O coach ganhou destaque na mídia em janeiro do ano passado, quando colocou 32 pessoas em risco durante uma expedição motivacional ao Pico dos Marins, na cidade de Piquete, em São Paulo. As 32 pessoas precisaram ser resgatadas pelos Bombeiros após uma tempestade que deixou o grupo preso na montanha.

Os bombeiros criticaram a ação do coach, afirmando que Marçal “foi totalmente irresponsável” e “colocou as pessoas em risco de morte”.

Marçal, por sua vez, minimizou as críticas e disse que “quem não quer correr risco fica em casa vendo stories”.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.