18/07/2023 às 11h19min - Atualizada em 18/07/2023 às 11h19min

Agrodefesa realiza ação de conscientização sobre Influenza Aviária na região do Araguaia

Objetivo é orientar turistas sobre os cuidados necessários para mitigar a entrada da doença em Goiás e quais os canais de notificação em caso de encontrar aves doentes ou mortas

Aproveitando o período de férias de julho, quando aumenta o número de turistas que visitam a região do Araguaia em Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em conjunto com entidades parceiras, intensificou ações de sensibilização da população sobre a Influenza Aviária. Desde o início do mês são realizadas visitas a acampamentos e abordagens às pessoas que chegam aos municípios de Aruanã, Aragarças, São Miguel do Araguaia e distrito de Luiz Alves para compartilhamento de informações e entrega do material “Não dê asas para a Influenza Aviária! A prevenção é a solução”. 

De 20 a 24 de julho a ação ocorrerá em Aragarças, enquanto de 27 a 31 de julho vai se concentrar em Aruanã. O foco é explicar os principais sinais da gripe aviária, as formas de contaminação, os cuidados necessários para evitar a transmissão, além de apresentar os canais de notificação para o caso de encontrar aves doentes ou mortas. 

A doença tem chamado bastante atenção no País, porque a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) é causada por vírus. A transmissão pode se dar pelo ar, água, alimentos e materiais contaminados, assim como pelo contato com aves doentes e o acesso de pessoas de fora das criações comerciais. Outra forma possível de transmissão é o contato das aves de criatórios com aves silvestres de vida livre (que migram inclusive de um continente para outro).

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza que, ao contrário de outros estados, Goiás não registrou nenhum caso de gripe aviária, seja em aves silvestres, de subsistência, em granjas ou na indústria. “Por isso é importante adotar medidas de prevenção e o Governo de Goiás, juntamente a parceiros, tem fortalecido as ações para diferentes públicos no Estado. Do pequeno produtor, que cria galinhas em sua propriedade, até as pessoas que visitam os pontos turísticos e podem ter contato com algum tipo de ave, todos estão sendo orientados em relação aos cuidados preventivos para evitar a transmissão da doença”, enfatiza. 

Até o momento, 64 casos foram confirmados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Desse total, apenas dois se referem a aves de criações de subsistência. Os demais envolvem aves silvestres. 

Conhecimento
Além da ação em pontos turísticos, como o Araguaia, a Agrodefesa tem atuado na capacitação de servidores de outras pastas do Estado e colaboradores de entidades para formar multiplicadores de conhecimento. No mês de julho, mais de 100 servidores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e profissionais técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) passaram por treinamento e receberam informações sobre a Influenza Aviária.

O gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio Leal, destaca que esses profissionais trabalham no campo e estão sempre em contato com os produtores, especialmente da agricultura familiar, em todas as regiões do estado. “Os técnicos da Emater, pela capilaridade e acesso aos produtores de pequena escala, podem ajudar na sensibilização e conscientização sobre a notificação de suspeita de doenças em aves, contribuindo para aumentar toda a rede preventiva em Goiás. Quanto mais pessoas receberem orientações, mais chances temos de detectar um caso provável e entrar com as medidas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) em tempo hábil.”

A coordenadora Estadual do Programa de Sanidade Avícola da Agrodefesa, Silvânia Andrade Reis, enfatiza que a doença, uma vez instalada, pode causar prejuízos sanitários, econômicos e sociais. “Quando ocorre dentro de um estabelecimento comercial, toda a produção é perdida, porque a mortalidade é de 100%. Não temos um local onde há influenza e a mortalidade é de 20% ou 30%. E as aves que não vierem a óbito imediatamente, o serviço oficial precisa sacrificar, interditar a propriedade. Então, é um prejuízo de milhões, considerando o montante de aves e de carne de frango que o Brasil produz, consome e exporta para fora do país”, relata. 

Ela informa ainda que pelo fato de ser uma cadeia produtiva bem organizada, a avicultura, se sofrer com a contaminação da Influenza Aviária, terá impactos em relação aos postos de trabalho e renda da população. “São famílias que podem perder o emprego e ficar sem recursos. E não é somente na cadeia avícola. Impacta a produção de milho e soja, que são grãos utilizados na alimentação de aves nas granjas. Por isso é importante trabalharmos em diferentes frentes, para mitigar e impedir a entrada dessa doença no estado”, reforça. 

Saiba identificar os principais sinais de uma ave infectada
- Dificuldade para se manter em pé ou andar
- Dificuldade para respirar
- Inchaço ou corrimento ocular
- Apatia/letargia
- Torcicolo ou posição anormal da cabeça
- Movimentos involuntários
- Convulsões e tremores

No caso de encontrar aves com suspeita de gripe, a orientação é comunicar imediatamente a Agrodefesa por meio dos contatos: 0800 646-1122 (Disque Defesa) ou (62) 98164-1128 (WhatsApp).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.