Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90
19/07/2023 às 09h23min - Atualizada em 19/07/2023 às 09h23min

Confira a programação dos filmes selecionados para a 22ª Goiânia Mostra Curtas

O Festival divulga a programação das mostras competitivas com datas e horários de exibição

A programação das mostras competitivas da 22ª Goiânia Mostra Curtas estará disponível a partir desta terça-feira (18) pelo site  https://www.goianiamostracurtas.com.br/22/public/pagina/programacao-filmes. Para a edição 2023, foram selecionados 66 filmes os quais irão integrar a Curta Mostra Brasil (40), a Curta Mostra Goiás (10), a Curta Mostra Animação (12) e a 21ª Mostrinha (6) – dois selecionados integram mais de uma mostra. Vale lembrar que o festival ainda conta com a Curta Mostra Especial, que não é competitiva e terá 10 filmes na sua programação, a qual será anunciada em breve. A 22ª GMC será realizada no Teatro Goiânia, entre os dias 3 e 8 de outubro.

Para a escolha dos filmes das mostras competitivas o festival contou com a expertise da curadoria, formada pelos profissionais Rafael de Almeida (Curta Mostra Brasil), realizador, pesquisador e professor de cinema e audiovisual; Fabio Rodrigues Filho (Curta Mostra Goiás), crítico, pesquisador e curador de cinema; Cesar Cabral (Curta Mostra Animação), cineasta especialista em animação; e Gabriela Romeu (21ª Mostrinha), escritora, jornalista e documentarista. “O alto nível da curadoria do festival garante a diversidade dos filmes selecionados, o que faz da Goiânia Mostra Curtas uma referência nacional. A partir desta programação, buscamos construir uma oportunidade de conexão entre as pessoas para a convivência, a reflexão e a troca de ideias e afetos”, diz a diretora geral, Maria Abdalla.


Curta Mostra Brasil

Com o objetivo de traçar um panorama atual da produção nacional em curta-metragem e de ser uma vitrine da representatividade e da diversidade cultural brasileira, registrada na linguagem audiovisual, a Curta Mostra Brasil será exibida em quatro programas, todos com início às 19 horas: Da necessidade do sonho, no dia 4/10 (quarta); A casa como território e vice-versa, no dia 5/10 (quinta); Para além do real, no dia 6/10 (sexta); e Pela reinvenção de mundos, no dia 7/10 (sábado).

“Refletir sobre a representatividade e a diversidade cultural brasileira, por meio de um mosaico da produção nacional recente em curta-metragem, continua sendo o compromisso assumido pela Curta Mostra Brasil do Goiânia Mostra Curtas. Nosso gesto curatorial propõe a aproximação entre filmes que nos permitem pensar sobre as potências da imaginação”, afirmou o curador desta mostra, Rafael Almeida. Ele complementa: “Por meio da imaginação, da fantasia e da invenção é possível expandir os limites da casa-território, transformando-a em um espaço infinito de possibilidades: um território de sonho e de luta, capaz de reinventar mundos”.

Curta Mostra Goiás

Com curadoria de Fabio Rodrigues Filho, a Curta Mostra Goiás será exibida em dois programas: Caminhos da volta, no dia 4/10 (quarta); e Caminhos da ida, no dia 5/10 (quinta), ambos com início às 15 horas. Os dez filmes selecionados para competição apresentam a produção audiovisual goiana atual e representam a regionalidade goiana no Brasil e mundo afora.

“Imaginemos esses dois programas que compõem a Curta Mostra Goiás como um caminho de mão dupla. Consideremos que não se trata de uma linha reta e o rumo de cada via é traçado pelos movimentos que as obras perfazem: caminhos de idas, caminhos de voltas. O modo como vemos, sabemos, também reorienta as vias”, analisou o curador.

Curta Mostra Animação

A mostra de curtas animados de 2023 traz um repertório composto por 12 filmes de 8 estados brasileiros. São filmes que buscam exibir um recorte amplo das animações de todas as regiões do país, que surgem como resposta ao aquecimento da produção audiovisual de animação. “Está bem distinta das edições anteriores, quando política, pandemia e toda sorte vivida pelo Brasil nestes últimos anos dominavam a temática. Essa sessão apresenta um ponto de virada, há um certo bem-estar no fazer animação e isso não significa estar alheio ao nosso cotidiano, mas abrir espaço para outros temas e reflexões”, apontou o curador Cesar Cabral.

As produções de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco serão exibidas em um único programa, Animação em curso, no dia 6/10 (sexta), às 15 horas. “Orgulho de ver um repertório tão amplo em meio às mazelas recentes, o que mostra que a animação resiste, se reinventa e não perece”, declarou Cesar.

21ª Mostrinha

Diferente das mostras anteriores, com júri oficial, a Mostrinha tem júri popular e visa a diversão e a educação, com uma programação especial de curtas-metragens voltados ao público infanto-juvenil. Com curadoria de Gabriela Romeu, “esta edição da 21ª Mostrinha anuncia um tema que se apresenta de forma destacada na produção audiovisual para as infâncias da contemporaneidade, as narrativas na era do Antropoceno”, explica a curadora.

A 21ª Mostrinha conta com seis produções que integram o programa Histórias na era do Antropoceno, que será exibido em três sessões: dia 5/10 (quinta) e dia 6/10 (sexta), às 9 horas; e no domingo, 8/10, às 10h30.

A 22ª GMC

A 22ª edição da Goiânia Mostra Curtas, festival de cinema nacional de curtas-metragens, será realizada presencialmente de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia. O festival é totalmente gratuito. A programação inclui a exibição de filmes, mostras competitivas e não-competitivas, além de atividades formativas, homenagem e outras atrações. “A programação completa desta edição, entretanto, dependerá do orçamento e segue em busca de parceiros”, informa a diretora geral Maria Abdalla.

Com mais de duas décadas de história, o festival é um espaço importante para a exibição e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual. “Nesse contexto, espaços abertos para a expressão do audiovisual, bem como de outras linguagens artísticas, se tornam ainda mais necessários e relevantes para o fomento do mercado audiovisual e, consequentemente, para a circulação do trabalho de diretores, roteiristas, produtores e artistas”, diz a diretora.

Parceiros

A Goiânia Mostra Curtas é um festival realizado e idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 22ª edição, em 2023, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2020. Conta com Patrocínio da Rodonaves Transportes; e Apoio Institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, Apoio do Sebrae Goiás e do Projeto Paradiso Multiplica. 

-----

Conheça a programação das mostras competitivas da 22ª GMC

De 3 a 8 de outubro, no Teatro Goiânia



CURTA MOSTRA BRASIL

Programa 1 – Da necessidade do sonho

4/10 (qua) – 19h
  • Arrimo (SP) - 2023 - Doc - 16min - Direção: Rogério Borges, Livre.
Sasá é um pedreiro gago que sonha em ser ator de cinema. Sobrecarregado com o sustento da família, a reforma de sua casa e o envio de ajuda a parentes, ele não percebe que sua vida já é o filme, num híbrido entre documentário e ficção.
  • Ave Maria (RJ) - 2022 – Fic - 15min - Direção: Pê Moreira, 12.
Ave Maria registra a artesania das relações através do tempo, do espaço e da vontade de estar junto. Após a morte inesperada e precoce do pai, Maria passa um ano longe. Na véspera de Natal deste ano, ela volta. O reencontro com a casa e a família reativa memórias e abre espaço para a reimaginação das relações e a troca de carinho.
  • Aqui onde tudo acaba (SC) - 2023 - Exp - 19min - Direção: Cláudia Cárdenas e Juce Filho, Livre.
Aqui onde tudo acaba é um curta-metragem experimental e poético que transita entre o documentário e a ficção para abordar uma cultura em extinção, a dos indígenas no Brasil. Trata-se, de modo particular, de uma partilha de saberes realizada na Aldeia Bugio, em 16mm, com revelação botânica e captação sonora, tudo feito coletivamente.
  • A Velhice Ilumina O Vento (MT) - 2022 - Fic - 21min - Direção: Juliana Segóvia, 14.
A Velhice Ilumina o Vento conta a história de Valda, mulher preta, idosa, periférica, trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá. Mulher forte, cuiabana do “pé rachado”, Valda subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada.
  • Filhos da Noite (PE) – 2022 – Doc - 16min - Direção: Henrique Arruda, 10.
Oito homens gays entre 50 e 70 anos compartilham suas memórias, vivências, e imagens noturnas, questionando-se sobre qual lugar seus corpos ocupam agora.

INTERVALO - 15 MIN
 
  • Grandes Senhoras (RJ) – 2022- Exp - 14min - Direção: Milena Manfredini, Livre.
Grandes Senhoras é um projeto que se desenhou a partir dos ensinamentos difundidos pelos saberes tradicionais, metafísicos e poéticos de duas grandes pensadoras do candomblé chamadas Ebomi Cici de Oxalá e Mãe Celina de Xangô. Este filme é destinado ao Orixá Ossain e foi desenvolvido como desdobramento da Residência Artística do Goethe-Institut.
  • Todas as Rotas Noturnas Conduzem ao Alvorecer (PE) – 2022- Fic - 24min - Direção: Felipe André Silva, 16.
Alexandre acabou de sair da prisão. Solitário e silencioso, ele encontra algum conforto na amizade com Robson, seu colega de trabalho.
  • Quinze Quase Dezesseis (SP) - 2023 - Fic - 20min - Direção: Thais Fujinaga, 12.
Tamiris é uma jogadora dedicada que, graças ao basquete, ganhou uma bolsa de estudos em uma escola particular. Além dos treinos, ela participa do grupo de teatro da escola. Pela primeira vez em contato direto com o fazer artístico, descobre outras formas de extravasar as energias do seu corpo adolescente, até que sofre assédio durante uma aula.
  • Conserva (PB) - 2023 – Fic - 13min - Direção: Diego Benevides, 10.
O velho Pereira relembra um presente que ganhou do mar durante o verão da lata em 1988, no Nordeste brasileiro.

 

Programa 2 ­– A casa como território e vice-versa

5/10 (qui) – 19h
  • Casa Segura (RJ) - 2023 – Fic - 20min - Direção: Allan Ribeiro, Livre.
Roberto compra um casarão no bairro de Fonseca, Niterói. Com medo da violência, começa a construir um esquema de segurança ao redor, que inclui cerca elétrica, câmeras e cães de guarda.
  • Thuë pihi kuuwi - Uma Mulher Pensando (RR) – 2023 – Doc -  9min - Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, Livre.
Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana, que alimenta os Xapiri e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos, também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.
  • Cabana (PA) - 2022 – Fic - 14min - Direção: Adriana de Faria, 12.
Em meio à floresta amazônica, uma mulher da revolução cabana recebe uma indesejada visita.
  • Do Tanto de Telha no Mundo (CE) - 2022 – Fic - 23min - Direção: Bruno Brasileiro, 14.
Leo vai à Juatama fazer uma visita inesperada à sua mãe, Cleide, que não via há muito tempo. Durante a estadia, ambos terão que lidar com antigos conflitos que ocasionaram no afastamento dessa relação. Mesmo sem saber como a mãe reagirá, Leo reúne coragem para revelar a sua real intenção em visitá-la: se despedir.
  • Pirenopolynda (GO) – 2023 – Doc - 24min - Direção: Tita Maravilha, Izzi Vitório e Bruno Victor, Livre.
Em Pirenópolis, Goiás, a Festa do Divino acontece há 200 anos. Tita nasceu na pequena cidade e guarda memórias afetivas preciosas sobre a festa. Anos depois, ao revisitar essas memórias, a artista pretende reconstruir e re-tradicionalizar a festa sob um viés afetivo decolonial.


INTERVALO - 15 MIN 

 
  • Nem o Mar tem Tanta Água (PB) – 2022 - Fic - 20min - Direção: Mayara Valentim, 12.
Babi é uma mulher que vive, ama e se movimenta na mesma intensidade que pedala a sua bicicleta.
  • Cama Vazia (SP) - 2023 – Doc - 6min - Direção: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet, 16.
A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.
  • 12 Minutos De Crepúsculo Para Orientar A Navegação (RS) - 2023 - Exp - 6min - Direção: Amanda Copstein, Livre.
A luz e a temperatura são controláveis, os desejos não. A certeza é a necessidade de manutenção do corpo, e é comprovado que o sono de boa qualidade é fator decisivo para o melhor desenvolvimento físico e emocional. Há uma linha de pensamento que afirma que relaxar é uma capacidade revolucionária.
  • Ode (BA) – 2023 - Fic - 15min - Direção: Diego Lisboa, 12.
Um conto de natal e expressionista sobre o último sopro de vida. Uma ode ao vazio e o preenchimento.
  • As Inesquecíveis (DF) - 2023 - Exp - 8min - Direção: Rafaelly (La Conga Rosa), Livre.
O comportamento, a vida e a sobrevivência da onça pintada como paralelo das vidas trans e travestis. Em meio às tentativas de extermínio constantes da nossa espécie, a adaptabilidade e resistência são fundamentais para não sermos esquecidas. É necessário olhar para o passado para construirmos perspectivas de futuro, e assim nos tornamos inesquecíveis.
  • Casa de Bonecas (MA) - 2023 – Fic - 15min - Direção: George Pedrosa, 16.
Nós, três profetas imateriais de rosa que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios. Sempre estaremos dentro do coração um do outro. Dia após dia, nós mudamos e ficamos muito mais fortes.

 

Programa 3 – Para além do real

6/10 (sex) – 19h
  • Vãnh gõ tõ Laklãnõ (SC) – 2022 – Doc - 25min - Direção: Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá, 10.
Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes o Sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.
  • Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo (SP) – 2023 – Fic - 24min - Direção: Renato Sircilli, 16.
Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para Alberto lhe garante uma renda extra, mas também afeto, ainda que Jorge não se lembre mais como é o som de seu próprio prazer.
  • A Espiral Do Retorno (CE) - 2023 - Fic - 12min - Direção: Victor Furtado/Gabriel Silveira, 16.
De forma inesperada, um ritual misterioso perde uma das suas principais agentes. O sujeito encarregado de substituí-la vai ter que se esforçar além das suas capacidades para cumprir as suas novas obrigações.
  • Garotos Ingleses (BA) - 2022 - Doc - 15min - Direção: Marcus Curvelo, 12.
Dois homens na Bahia tentam provar sua ascendência britânica para "qualificarem-se" para um pequeno terreno no melhor local da cidade: o Cemitério dos Ingleses.
  • Solos (SP) – 2023- Fic - 13min - Direção: Pedro Vargas, 10.
Em um canteiro de obras da cidade de São Paulo, Leonardo, um jovem pedreiro, começa a escutar um estranho som que vem do solo da obra em que trabalha.

INTERVALO - 15 MIN 
  • Procuro Teu Auxílio Para Enterrar Um Homem (ES) – 2023 – Fic - 20min - Direção: Anderson Bardot, 12.
Brasil, 1870. Gita é uma mulher trans, destinada a morrer ou a sofrer as consequências de suas tradições ciganas. O Soldado está destinado a cumprir e a servir as leis injustas de seu país. A Mulher de Preto precisa salvar o seu filho das garras do Império Brasileiro.
  • Verde (SP) – 2023 – Fic - 15min - Direção: Rodrigo Ribeyro e Gustavo Auricchio, 16.
Marieta é uma experiente agricultora do interior do Brasil. Certo dia, ela escuta algo estranho entre as árvores.
  • Virtual Genesis (DF) – 2023 – Exp - 8min - Direção: Arthur B. Senra, 12.
Era uma vez, em um futuro distante, um grupo de brilhantes cientistas e engenheiros que criou uma inteligência artificial tão avançada que era capaz de criar o seu próprio mundo. Eles o chamaram de "Virtual Genesis".
  • Rosa Neon (MG) – 2022- Fic - 19min - Direção: Tiago Tereza, 12.
Entre a tessitura documental de dois áudios, “Rosa Neon” constrói uma narrativa arquitetada a nos contar a história de um relacionamento a desmantelar-se. Ela, travesti; ele, cis: há um muro de concreto entre os dois por onde é impossível enxergar além. E esta Coisa que separa os corpos pela qual a personagem pede socorro - para isto não há nome.
  • Apocalypses Repentinos (CE) - 2022 - Fic - 17min - Direção: Pedrokas, 12.
Existem mil vozes na minha cabeça. E todas elas estão mudas.


Programa 4 – Pela reinvenção de mundos

7/10 (sáb) – 19h
  • Ramal (MG) – 2023 - Fic - 16min - Direção: Higor Gomes, 14.
Jovens se encontram durante a tarde, diminuem a marcha e jogam o corpo para trás.
  • Big Bang (MG) - 2022 – Fic - 14min - Direção: Carlos Segundo, 10.
Chico ganha a sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido ao seu tamanho. Face a um sistema que lhe exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.
  • Visão do Paraíso (SP) – 2022 - Exp - 16min - Direção: Leonardo Pirondi, Livre.
O filme acompanha a viagem dos militares brasileiros em busca dessa ilha imaginária com o mesmo nome de seu país. Entre o real, o simulado e o imaginado, o filme analisa a capacidade humana de expandir as fronteiras do mundo físico para um "Novo Mundo".
  • Último Domingo (RJ) – 2022 - Fic - 17min - Direção: Renan Barbosa Brandão, Joana Claude, Livre.
A madrugada apresenta-se estranha, com prenúncio de mudança. Na manhã seguinte, Maria recebe uma visita misteriosa que a levará a ressignificar o seu destino. Livremente inspirado em trecho de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago.
  • Remendo (ES) – 2023 – Fic - 20min - Direção: Roger Ghil, 12.
Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?

INTERVALO - 15 MIN
  • Febre (MG) - 2022 – Fic - 24min - Direção: Marcio Abreu, 14.
Os últimos momentos da história de um casal em um mundo prestes a acabar. O filme acompanha a fuga dessas pessoas, ao mesmo tempo que inaugura diferentes camadas temporais que se alternam entre a realidade e o delírio.
  • Mãri hi - A Árvore do Sonho (RR) – 2023 – Doc - 17min - Direção: Morzaniel Ɨramari, Livre.
Quando as flores da árvore Mãri desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem a uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.
  • As Miçangas (DF) - 2023 – Fic - 19min - Direção: Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, 14.
Em uma casa isolada no coração do cerrado, duas irmãs preparam um aborto sem se darem conta de que há uma serpente ali dentro.
  • Lubrina (DF) – 2023 – Exp - 17min - Direção: Leonardo Hecht e Vinícius Fernandes, Livre.
Joana viaja para o quilombo onde a sua avó nasceu. Sua chegada é marcada pela aparição de um nevoeiro.
  • Teatro de máscaras (RJ) – 2022 - Fic - 22min - Direção: Eduardo Ades, Livre.
Sara, uma mulher aficionada por teatro, começa a vivenciar episódios de confusão mental. Nesta fase difícil da vida, ela recorre às memórias das peças a que assistiu.

 

CURTA MOSTRA GOIÁS

Programa 1 - Caminhos da volta

4/10 (qua) – 15h

 
  • Avôa (GO) - 2022 – Exp - 4min - Direção: Lucas Mendes, Livre.
Avôa conta a história de um reencontro que não é no aqui e agora; é um reencontro de gerações que permeia as questões de pertencimento, raça e masculinidade; e apresenta uma proposta de recontar as histórias de uma família preta e periférica, a partir de dois pontos geracionais: o Avô (Erculano Ribeiro) e o neto (Lucas Mendes).
  • O clube do fim do mundo (GO) - 2023 – Doc - 14min - Direção: Jarleo Barbosa, Livre.
Quando um sonho vira ruína.
  • À Beira do Rio das Almas (GO) - 2023 - Exp - 16min - Direção: Taize Inácia, Livre.
Na beira de um Rio, uma lavadeira ouve no vento e nas águas vozes que sussurram histórias silenciadas. Os enredos emergem nos movimentos de seu corpo, que dança em uma elipse na qual presente e passado fazem de Joana a encruzilhada de mensagens às gerações do futuro.
  • Anomalia, (GO) - 2022 - Fic - 9min - Direção: Raio, 10.
Uma noite, após o jantar, Silvia, mãe de Paulo e Silla, se transforma em uma anomalia espaço-temporal. O governo faz da casa deles em uma base de pesquisa. Os dois irmãos veem sua privacidade invadida enquanto conflitos sobre como lidar com a situação, até que Silla decide tentar resolver a situação ela mesma.
  • Pirenopolynda (GO) - 2023 – Doc - 24min - Direção: Tita Maravilha, Izzi Vitório e Bruno Victor, Livre.
Em Pirenópolis, Goiás, a Festa do Divino acontece há 200 anos. Tita nasceu na pequena cidade e guarda memórias afetivas preciosas sobre a festa. Anos depois, ao revisitar essas memórias, a artista pretende reconstruir e re-tradicionalizar a festa sob um viés afetivo decolonial.

 

Programa 2 - Caminhos da ida

5/10 (qui) – 15h

 
  • Afro X (GO) - 2022 - Exp - 12min - Direção: Gleyde Lopes, Livre.
Afro X é um curta metragem de investigação cênica a partir da mitologia dos orixás com as Danças Urbanas. O interesse nesse processo não está somente em usar os elementos e os arquétipos dos orixás e danças urbanas, mas também o de investigar novas possibilidades para se pensar uma dança de identidade negra.
  • Chuva - Este filme não é meu (GO) - 2023 – Exp - 13min - Direção: Antônio Fabrício, Livre.
Composto por imagens e sons coletados na internet e ressignificados na montagem, este ensaio poético-visual parte do itan “Obaluaiê tem as feridas transformadas em pipoca por Iansã”. Nesta reverência às iyabás Iansã, Nanã e Iemanjá, suas potências e ritmos dão ensejo à uma reflexão sobre encontro, transformação, encantamento e movimentos cíclicos.
  • A Jornada (GO) - 2022 - Exp - 16min - Direção: Mateus Rosa, 14.
Esse filme é uma mistura de uma viagem no tempo, um registro documental, artístico e performático que expressa minha visão subjetiva dos lugares, pessoas e momentos que passei de 2015 até 2018. Filmado com película super-8 mm e performado inteiramente com artistas LGBTQIAP+.
  • Entredentes (GO) - 2023 – Fic - 20min - Direção: Daniel Souza Duarte de Sena, 14.
"Entredentes" conta a história de dois protagonistas em sua última noite juntos antes de um período de separação indefinido. Enquanto um deles decide embarcar em uma jornada pelo mundo, o outro opta pela segurança de um emprego público que despreza.
  • Por Onde Eu For Não Haverá Rastros (GO) - 2023 – Fic - 24min - Direção: Daniel Pires, 14.
André quer sair de casa e se mudar pra São Paulo, mas antes precisa acertar as contas com o seu tio, que também é seu pai adotivo.

 

CURTA MOSTRA ANIMAÇÃO

Programa - Animação em curso

6/10 (sex) – 15h

 
  • O cacto (SP) – 2023 - Ani – 10 min - Direção: Ricardo Kump, 16.
Após sofrer um acidente, um homem portador de grave doença no sistema nervoso fica paralisado num ambiente remoto e hostil. Sua situação toma novos rumos quando ele se entrega e aceita sua nova realidade. Inspirado no conto "Ser pó", de Santiago Dabove.
  • Ernesto (MG) – 2022 - Ani – 15 min - Direção: Fernanda Roque, 16.
Ernesto ganhava a vida escrevendo sobre a morte. De repente, o destino acabou com a sua zona de conforto, levando esse velho redator de obituários a investigar o próprio nascimento. Censurado, falido e abandonado pela esposa, ele desenvolve uma relação de cumplicidade com um animal que assume o posto de copiloto numa jornada rumo ao desconhecido.
  • Pressure (SP) – 2023 - Ani – 02 min - Direção: Che Marcheti, Livre.
Uma mulher enfrenta emoções guardadas por muito tempo e que estão a uma gota de transbordar.
  • Ensaio Sobre o Grito (RS) – 2022 - Ani – 7 min - Direção: Rafael Valles, Livre.
Osvaldo procura descobrir o seu próprio grito. Um grito que possa equilibrar a sua razão, que procure resistir aos gritos autoritários que queimam os livros de história. Para alcançar esse objetivo, foi até a praia de Naufragados. O que ele não esperava é que fosse encontrar no seu grito algo mais do que um simples grito.
  • O Caçador e a Mula Sem Cabeça (SP) – 2023 - Ani – 19 min - Direção: Silas Marciano, 16.
Um estranho Caçador, com parte do seu rosto coberto, sai à procura de uma criatura aquática. O Caçador tem seu guia indígena morto pela criatura que procurava. Após ter o barco virado pelo monstro aquático e cair na água, o Caçador luta com a criatura, ficando gravemente ferido. O Caçador terá que lidar com seu esquecido e tenebroso passado.
  • Máquina Dançante (SP) – 2023 - Ani – 02 min - Direção: Stefano Nogueira de Azevedo, Livre.
Neste experimento, o corpo da dançarina Gissauro foi transformado em máquina. Esta animação foi feita com o auxílio de inteligência artificial, onde o visual de androides e ciborgues foi aplicado à dança. Esta obra foi selecionada para o SaFor - Salão de Arte Contemporânea de Formosa - Instituto Federal de Goiás.
  • O Buraco (RJ) – 2023 - Ani – 10 min - Direção: Victor Lima e Ricardo Graça, 18.
Uma jovem misteriosamente presa e abandonada em um buraco deve usar sua astúcia e determinação para escapar de seus captores e sobreviver em um ambiente hostil.
  • A menina atrás do espelho (GO) – 2022 - Ani – 12 min - Direção: Iuri Moreno, Livre
Presa em seu próprio quarto, uma menina transgênero encontra atrás do espelho uma nova realidade onde ela é livre para ser quem é ou quiser ser.
  • Palavras Mágicas (PR) – 2023 - Ani – 03 min - Direção: Carlon Hardt, Livre.
"Palavras Mágicas" explora o poder das palavras e como elas podem evocar diferentes emoções, incentivando os espectadores a ouvirem seus corações quando ficarem sem palavras. Também aborda como uma pequena mudança em uma palavra pode ter um grande impacto em seu significado. No geral, Palavras Mágicas celebra a complexidade e a beleza da linguagem.
  • Coelhitos e Gambazitas (SP) – 2022 - Ani – 10 min - Direção: Thomas Larson, Livre.
Coelhos, gambás, dispositivos eletrônicos e pilhas de louça para lavar. Pais cansados e crianças entediadas.
  • Mulher Vestida De Sol (BA) – 2022 - Ani – 9 min - Direção: Patricia Moreira, Livre.
Mulher Vestida de Sol é um filme de curta-metragem em cinema de animação experimental que narra a jornada de busca interior de Liah, que traz nas experiências vividas as problemáticas do ser e da desafiadora tarefa de existir.
  • Ciranda Feiticeira (PE) – 2023 - Ani – 08 min - Direção: Lula Gonzaga, Tiago Delácio, Livre.
Janaina compartilha com sua mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonho, poesia e música.

 

21ª MOSTRINHA 

Programa - Histórias na era do Antropoceno

5/10 (qui) e 6/10 (sex) – 9h

8/10 (dom) – 10h30

 
  • De Onde Nasce o Sol (ES) – 2023 - Fic – 19 min - Direção: Gabriele Stein, Livre.
Um Rio separa o pequeno vilarejo de pescadores e a Universidade Federal do Espírito Santo. Mas para Ana, Tércio e Dandara não existem barreiras entre esses dois mundos. De maneira singela e inocente, os três amigos têm a chance de habitar uma outra esfera que não a da concretude dos nossos tempos.
  • Cósmica (PB) - 2022- Doc – 07 min - Direção Ana Bárbara Ramos, Livre.
Crianças guardiãs, uni-vos! A Terra precisa de nossa ajuda para resolver um problema que não inventamos. Acho que a emergência climática não pode ficar somente nas mãos dos adultos.
  • Ciranda Feiticeira (PE) – 2023 - Ani – 08 min - Direção: Lula Gonzaga, Tiago Delácio, Livre.
Janaina compartilha com sua mãe o ritual da pesca na Ilha de Itamaracá. Elas enfrentam a dor e a beleza dos ciclos da vida com sonho, poesia e música.
  • Trinca-ferro (ES) – 2022 - Fic – 18 min - Direção: Maria Fabiola, 12.
Benjamin e Pia vivem isolados desde que a mãe da menina partiu. Enquanto ela passa pelas questões da transição para a pré-adolescência, ele tem na criação de pássaros a sua válvula de escape emocional. Tudo muda quando Pia pede um gato de presente de aniversário.
  • Jussara (BA) – 2023 - Ani – 9 min - Direção: Camila Cordeiro Ribeiro, Livre.
Jussara é a própria memória da vila onde mora, conhecida como conselheira e contadora de histórias, encanta e envolve a todos a sua volta. Um dia se percebe cansada de guardar tanta informação e decide se livrar de tudo que tem escrito para viver a sua própria história.
  • O futuro que me alcance (SP) – 2023 - Ani – 4 min - Direção: Nat Grego, Livre.
"O futuro que me alcance" é um videoclipe animado da canção de Reynaldo Bessa que nos leva por uma viagem surreal e existencial pelas memórias e afetos do eu-lírico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.
Enquantoissoemgoias.com Publicidade 1200x90