29/07/2023 às 09h44min - Atualizada em 29/07/2023 às 09h44min

No aniversário de 165 anos da PMGO, Caiado destaca bons índices da segurança no estado

Na solenidade, ocorrida na noite desta sexta-feira na Academia da Polícia Militar, governador diz que resultados alcançados são fruto da determinação e integração das forças policiais

O governador Ronaldo Caiado destacou os bons índices alcançados pelas forças de segurança do Estado de Goiás no combate à criminalidade ao participar, nesta sexta-feira (28/07), da solenidade em comemoração dos 165 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás

(PMGO). O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar de Goiás, em Goiânia. Os indicadores, divulgados pelo Observatório de Segurança Pública do Estado de Goiás, apontam que, das 15 modalidades criminosas registradas, houve queda em 11.

"Não existe democracia sem segurança. Ela é o ponto principal para a garantia dos direitos dos cidadãos. Honra a quem tem honra. Nossa Polícia Militar merece a continência do governador pelo trabalho e pela coragem na defesa do estado", expressou o chefe do Executivo goiano.

Os maiores destaques das ações contra a violência estão nas modalidades latrocínio, com queda de 80% (três casos em 2023, contra 15 em 2022); homicídio doloso, queda de 12,3% (508 casos em 2023 e 579 em 2022); roubo de carga, com redução de 63% (20 casos em 2023 e 54 em 2022); roubo de veículo, 34,1% a menos (515 casos em 2023 e 781 em 2022); roubo em propriedade rural, queda de 25% (43 casos em 2023 e 57 em 2022); e furto em propriedade rural, redução de 15% (1.620 casos em 2023 e 1.910 em 2022). Os levantamentos comparam os primeiros semestres de 2022 e 2023.

As estatísticas apontam também que 128 municípios goianos não registraram homicídio doloso no 1º semestre de 2023 e em 97 não ocorreram crimes violentos contra o patrimônio no mesmo período. Em relação aos crimes contra instituições financeiras, Goiás continua com registro zerado. O governador Ronaldo Caiado ressaltou que os bons resultados alcançados são fruto da determinação e integração das forças policiais e ações de inteligência.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama do Estado e madrinha das forças de segurança goianas, Gracinha Caiado pontuou que, embora o problema da violência seja complexo e necessite de um "trabalho multifocal", são os agentes de segurança pública que se expõem ao risco constante. "Têm a coragem de enfrentar a criminalidade diretamente. Tudo para que a sociedade possa viver em paz. Sem segurança, não temos liberdade. Perdemos nossas famílias e o direito de ir e vir, como acontece em muitos estados do Brasil", salientou.

Solenidade
A solenidade de comemoração dos 165 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás foi marcada pela entrega de medalhas da Ordem do Mérito Tiradentes – honraria criada com a finalidade de reconhecer e valorizar as autoridades e entidades civis e as corporações militares pelas ações e méritos despendidos em prol da PMGO – e formatura de conclusão do 18º Curso de Habilitação de Oficiais Auxiliares e 2º Curso de Habilitação de Oficiais Músicos, na Academia de Polícia Militar de Goiás.

"A Polícia Militar é regida por princípios de honra, lealdade e coragem, o que permite a continuidade da construção da paz e da ordem social. Nosso reconhecimento ao governador pela gestão e trabalho polivalente por Goiás, que incute em nós a vontade de seguir adiante", expressou o comandante-geral da corporação aniversariante, coronel André Henrique Avelar de Sousa. O gestor revelou ainda que os recém-formados devem começar a reforçar o patrulhamento em todas as 246 cidades de Goiás em até três meses.

Além do governador Ronaldo Caiado, grão-mestre da Ordem do Mérito Tiradentes, participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos, demais gestores e gestoras de pastas do Estado e outras autoridades.

Criada em 28 de julho de 1858, como Força Policial de Goyaz, a corporação evoluiu ao longo de 165 anos de história, acompanhando as transformações sociais e o crescimento do estado, tornando-se a Polícia Militar do Estado de Goiás.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.