07/08/2023 às 09h57min - Atualizada em 07/08/2023 às 09h57min

"Nossas diferenças não precisam ser sinônimo de divergência", diz Caiado sobre polêmica envolvendo Zema

​Por meio de suas redes sociais, governador de Goiás atribui declarações de colegas governadores ao stress causado pela Reforma Tributária


“O Centro-Oeste, no que depender de Goiás, será sempre este elo forte para nunca deixar avançar nenhum sentimento separatista, o que é responsabilidade de todos nós, governadores e governadoras”, declarou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por meio de suas redes sociais neste domingo, (06/08). As publicações são uma resposta às polêmicas declarações do governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema, neste sábado, (05/08), em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Ao se referir à Reforma Tributária proposta pelo governo federal, Zema comparou os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com vaquinhas que produzem pouco e recebem bom tratamento, enquanto os estados do Sul e Sudeste, segundo ele, produzem mais e são deixados de lado. Nas redes, o governador de Minas Gerais foi apoiado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“Sobre a polêmica a respeito de falas de colegas governadores neste final de semana, meu sentimento é que a Reforma Tributária está estressando todos nós”, disse Caiado. Conforme vem alertando há meses, as mudanças propostas no texto da Reforma “trazem mais divisões e problemas do que soluções ao País”, ressaltou Caiado. 

Ainda, o governador de Goiás propôs que os gestores estaduais devem se unir e lutar pela autonomia dos Estados. “O Conselho Federativo pode ser bom para alguns neste momento, mas amanhã o pêndulo muda de lado”, disse Caiado. De acordo com o texto atual da Reforma, o Conselho concentrará as decisões sobre a arrecadação e será composto por representantes de todos os estados.

“Concentrar mais poderes na União vai acirrar o enfrentamento entre Estados e estimular uma judicialização sem precedentes”, alertou Caiado. Há meses, o governador vem participando de diversas reuniões e eventos para discutir a Reforma Tributária e defendendo a autonomia dos Estados sobre a utilização dos recursos arrecadados com a tributação, respeitando as características regionais e necessidades específicas de cada local. “Nossas diferenças não precisam ser sinônimo de divergência”, finalizou Caiado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.