08/08/2023 às 08h54min - Atualizada em 08/08/2023 às 08h54min

População indígena em Goiás mais que dobra em 12 anos, aponta Censo Demográfico 2022

Governo de Goiás trabalha na preservação das tradições e promoção do bem-estar dos povos originários com entrega de benefícios sociais e serviços de cidadania

A população indígena dobrou em Goiás nos últimos 12 anos, passando de 8.583 para 19.522, representando um crescimento de 127%, desde a última contagem, em 2010. Os dados foram divulgados pelo Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira (07/08). A quantidade de pessoas que se declaram indígenas no estado representa 0,28% dos habitantes. O total no Brasil é de 1.693.535, distribuídas por 4.832 municípios. 

Dos 246 municípios goianos, em pelo menos 222 deles, uma pessoa se declara indígena. As maiores populações estão em Goiânia (4.028 pessoas), Aparecida de Goiânia (1.082 pessoas), Águas Lindas de Goiás (943 pessoas), Luziânia (908 pessoas), Cidade Ocidental (778 pessoas), Anápolis (752 pessoas), Valparaíso de Goiás (583 pessoas), Formosa (537 pessoas), Trindade (520 pessoas), Aragarças (488 pessoas) e Aruanã (451 pessoas).


O governo federal, por meio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), é o responsável direto pela elaboração e implementação de políticas públicas para os povos originários. No entanto, essa população recebe também toda a atenção do Governo de Goiás, que trabalha na preservação das tradições e promoção do bem-estar. 

Benefícios
Goiás tem hoje três comunidades indígenas aldeadas: os Tapuias (nos municípios de Rubiataba e Nova América), os Yny Karajá (Aruanã), e os Avá-Canoeiro (Minaçu). Os que não vivem em aldeias estão espalhados por vários municípios, incluindo a capital, que tem a União dos Indígenas Residentes em Goiânia (Unirg). 

O programa Mães de Goiás beneficia 53 indígenas mães de crianças de zero a seis anos de idade, que recebem mensalmente R$ 250,00 para aquisição de alimentos e medicamentos. Outros 32 indígenas da etnia Yny Karajá foram contemplados com o Crédito Social, totalizando R$ 89.720,00, destinado à aquisição de equipamentos para produção de artesanato, depois de fazerem o curso Artesanato em Cerâmica, oferecido pela Secretaria da Retomada. 

Um novo grupo, de Tapuias, está cursando Processamento de Derivados do Leite e Processamento de Derivados da Mandioca, e também serão beneficiados com o Crédito Social, para a compra de equipamentos utilizados na produção dos itens que estão aprendendo a fazer e colocar à venda. 

Serviços
Expedições da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) nas aldeias levam serviço de registro civil para a confecção de documentos de identificação, suprimentos às famílias, como cestas básicas e cobertores, em parceria com a OVG, e orientações para inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A Seds possui a Gerência de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, que atua no apoio de ações e na busca ativa de parcerias com entidades dentro e fora da estrutura do governo estadual. 

Eventos como os realizados nas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás, com a Tenda Multiétnica, têm promovido a interculturalidade. A programação contou com apresentações de filmes sobre os povos originários, exposições fotográficas, feira de livros e comercialização de produtos. Na aldeia Carretão, em Rubiataba, professores indígenas realizam atividades culturais, incluindo atividades típicas dos Tapuias, como a corrida com tora, grafismos indígenas e contação de mitos indígenas.

O Governo de Goiás também investe na oferta de escolas exclusivas para os povos originários, onde os professores pertencem à comunidade indígena. São três: Colégio Estadual Indígena Cacique José Borges, em Rubiataba; Colégio Estadual Indígena Maurehi, em Aruanã; e o colégio Estadual Indígena Aldeia Avá-Canoeiro, em Minaçu. Além disso, pela primeira vez foi realizada a inclusão dos povos originários no Conselho Estadual da Igualdade Racial e Combate ao Preconceito (CEDHIRCOP-GO), com garantia de assento exclusivo de seus representantes, sendo um titular e um suplente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.