09/08/2023 às 10h12min - Atualizada em 09/08/2023 às 10h12min

Confira os possíveis nomes que podem disputar a Prefeitura de Goiânia

Eleições 2024 movimentam bastidores

por Caroline Louise
A Redação
O Portal A Redação selecionou alguns possíveis candidatos a Prefeitura de Goiânia. Muitos nomes já se movimentam para disputar as eleições em Goiânia no próximo ano. O pleito vai definir os novos vereadores e também quem vai comandar a prefeitura da capital pelos próximos 4 anos. Alguns candidatos já se manifestaram publicamente sobre o interesse em ocupar o posto de chefe do Executivo municipal, outros alimentam o mistério enquanto articulam pesado nos bastidores em busca de apoio.  

Confira a lista dos possíveis nomes que podem disputar a Prefeitura de Goiânia:


Silvye Alves (União Brasil)
A jornalista Silvye Alves, do União Brasil, foi a deputada federal mais votada nas eleições de 2022 em Goiás. Ao todo, 254.653 eleitores votaram para eleger a ex-apresentadora do Cidade Alerta Goiás. O combate à violência contra a mulher é uma das principais bandeiras da parlamentar, que tem o nome ventilado como possível candidata ao Paço Municipal no ano que vem.
 
Nos bastidores, conforme afirmam fontes ouvidas pela reportagem, a jornalista não enfrenta muitas rejeições e é vista por muitos, principalmente aliados, como uma “candidata forte” por ser bem conhecida da população. Até o momento, a deputada não descartou a possibilidade de disputar a prefeitura de Goiânia nas próximas eleições. Pelo contrário. Pessoas ligadas à parlamentar afirmam que há interesse por parte dela.
 

Silvye Alves (UB) (foto: reprodução Instagram)
 
 
Bruno Peixoto (União Brasil)
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, também do União Brasil, já venceu quatro eleições para deputado estadual. Muitas lideranças políticas dizem que ele pode ser o nome do governador Ronaldo Caiado na disputa pela prefeitura da capital. Peixoto estaria, inclusive, entre os "mais cotados" pelo chefe do Executivo estadual para a disputa. 

O político também já foi vereador por Goiânia em 2004 e depois em 2008. Em 2011, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, pela primeira vez. Bruno já atuou como líder do Governo de Ronaldo Caiado na Casa. Em 2022, foi reeleito para seu quarto mandato de deputado estadual com 73.692 votos. No dia 1º de fevereiro de 2023, foi eleito para comandar o Legislativo goiano durante o biênio 2023-2025.

 

Bruno Peixoto (UB) (Foto: Hellenn Reis)
 
 
Gustavo Gayer (PL) 
O deputado federal Gustavo Gayer, do Partido Liberal, é conhecido como "um dos nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro no Estado". Visto como um dos mais leais aliados do ex-presidente, Gayer já disputou o cargo de prefeito da capital, ficando em 4º lugar na última disputa, e estaria interessado em voltar para a briga. As movimentações, no entanto, seguem abertas e com força total entre os quadros da direita. É que a atuação do parlamentar goiano tem agradado Bolsonaro, que pode querer que Gayer permaneça na Câmara dos Deputados. 

Gayer foi o segundo deputado federal mais votado em Goiás no ano de 2022, com
 200.586 votos. O político tem construído sua imagem em cima de pautas conservadoras. Alguns posicionamentos são, inclusive, polêmicos. Nos bastidores, é considerado o "nome forte da direita" no Estado.

 

Gustavo Gayer (PL) (Foto: reprodução Câmara dos Deputados)

Adriana Accorsi (PT)
A deputada federal Adriana Accorsi, do Partido dos Trabalhadores, é um nome cotado para disputar a prefeitura em 2024. Aliás, não é de hoje que Adriana surge como opção do partido. Delegada de polícia licenciada, é reconhecida como uma das principais referências do PT em Goiás. 

Adriana Accorsi foi deputada estadual duas vezes nos anos de 2014 e 2018. Em 2022, foi eleita ao cargo de deputada federal, em sua primeira eleição concorrendo a este cargo pelo Estado, e obteve nas urnas a quantidade de 96.714 votos. Entre as principais bandeiras da petista estão pautas relacionadas à segurança pública e também defesa de minorias. Para Adriana, conforme a própria parlamentar já se manifestou, uma candidatura ao Paço Municipal seria viável se tivesse total respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

 

 Adriana Accorsi (PT) (Foto: Câmara dos Deputados)
 

Edward Madureira (PT)
Também filiado ao Partido dos Trabalhadores, Edward Madureira, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi nomeado em abril deste ano para ser assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), estatal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A nova missão teria aproximado ainda mais o ex-reitor do presidente Lula. 

Edward Madureira estaria dialogando com o partido para disputar a prefeitura em 2024. Ter o apoio das lideranças do PT para entrar na briga pelo Paço Municipal é um desejo antigo do ex-reitor. Nos bastidores, segundo pessoas ligadas a Edward, ele teria intensificado sua agenda para a construção de sua pré-candidatura. 

 

Edward Madureira (PT) (Foto: reprodução UFG)
 
 
Marconi Perillo (PSDB)
Marconi Perillo, do PSDB, é um velho conhecido na política goiana. Exerceu o cargo de governador de Goiás em quatro mandatos (1999 a 2002, 2003 a 2006, 2011 a 2014, e de 2015 a 2018) e segue como principal liderança da sigla no estado. Em 2006, foi eleito com 75% dos votos ao Senado Federal. No ano de 2018 também disputou o Senado, mas recebeu apenas 7,55% dos votos válidos e não foi eleito. Voltou a disputar o posto em 2022 e, mais uma vez, não teve sucesso. Apesar disso, aliados trabalham para viabilizar o nome do ex-governador para a disputa pela Prefeitura de Goiânia. Enquanto alguns trabalham para isso, outros aliados enxergam dificuldade na missão, já que é alta a rejeição de Marconi entre eleitores da capital. 

Apesar da articulação de muitos tucanos, Marconi já afirmou, em mais de uma oportunidade, que não deve disputar o Paço Municipal. O ex-governador, no entanto, tem garantido que o PSDB terá representante na disputa pela prefeitura. Citou, inclusive, 
 Aava Santiago (PSBD) e Matheus Ribeiro (PSDB) como "possíveis prefeitáveis". 


 

Marconi Perillo (PSDB) (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
 
Aava Santiago (PSDB)
Aava Santiago, presidente do PSDB Goiânia, participou da equipe de transição do governo Lula e é considerada por muitos como "nome certo" na disputa pela prefeitura da capital em 2024. Com posicionamentos firmes, Aava foi eleita vereadora em Goiânia para o período de 2021 a 2024, com 2.865 votos.

A vereadora tem se destacado por sua capacidade de articulação e faz parte dos nomes novos que devem participar do pleito. Marconi Perillo, inclusive, já teria dito que o PSDB quer ter um candidato e que o intuito é mesclar experiência com juventude. Aliados teriam comentado que Perillo ventila o nome de Aava com frequência. 

 

Aava Santiago (PSDB) (Foto: Câmara Municipal de Goiânia)
 

Matheus Ribeiro (PSDB)
Nos bastidores, o nome do jornalista Matheus Ribeiro estaria sendo cotado pelo PSDB como pré-candidato a prefeito de Goiânia em 2024. Depois de ter sido citado como opção pelo ex-governador Marconi Perillo, o jovem teria se entusiasmado ainda mais com a ideia. O ex-apresentador da TV Anhanguera (afiliada da Globo em Goiás) foi candidato a deputado federal nas últimas eleições e obteve quase 50 mil votos, mas não conseguiu ser eleito. 

Marconi Perillo já teria simpatizado com a candidatura do jornalista, que representa, conforme já dito pelo ex-governador, "a juventude na política goiana". 

 

Matheus Ribeiro (PSDB) (Foto: divulgação)

 
Romário Policarpo (Patriota)
Presidente da Câmara de Goiânia, o vereador Romário Policarpo, do (Patriota), tem sido apontado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), como um "nome forte" da base aliada do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para a disputa pela prefeitura da capital nas eleições municipais de 2024. Bruno Peixoto afirmou que "Romário tem todas as condições" para concorrer ao pleito. 

Policarpo já foi eleito vereador de Goiânia duas vezes, e conseguiu o feito de ser o primeiro vereador reeleito três vezes consecutivas à presidência da Câmara. Nos bastidores, o político não descarta a possibilidade de concorrer ao Paço, mas evita prolongar o assunto quando é questionado em entrevistas, por exemplo. 

 

Romário Policarpo (Patriota) (Foto: Câmara Municipal de Goiânia)
 
 
Ana Paula Rezende (MDB)
Apesar de já ter descartado entrar em uma possível disputa pela prefeitura de Goiânia, Ana Paula Rezende, filha do ex-governador Iris Rezende, é considerada uma das grandes apostas do meio político para as próximas eleições municipais. A advogada é uma possível candidata do MDB e pode dar continuidade ao legado do pai na política. 

Como Ana Paula tem resistido para bater o martelo sobre o pleito, o partido já estaria pensando em um plano B. A opção mais ventilada é Gustavo Mendanha (Patriota), que já acertou retorno ao MDB.  

 

Ana Paula Rezende (MDB) (Foto: reprodução)
 

Gustavo Mendanha (Patriota)
Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do Patriota, já encaminhou sua filiação ao MDB, que deve ocorrer até o começo de setembro. Mendanha já comentou diversas vezes sobre sua intenção em participar das eleições de Goiânia em 2024, porém sua candidatura ainda será avaliada pela Justiça por ter sido prefeito, por dois mandatos, em uma cidade limítrofe, como Aparecida. 

O político já comentou nas redes sociais que, se houver viabilidade jurídica, o nome dele estará à disposição. Mendanha é visto por muitas lideranças emedebistas como nome mais viável, caso haja a liberação da Justiça, por se tratar de um político com boa aprovação em Aparecida e bastante elogiado por quem vive na capital. 

 

Gustavo Mendanha (Patriota) (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
 
Rogério Cruz (Republicanos)
O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, do partido Republicanos, tem atuado intensamente nos bastidores para articular sua candidatura nas eleições municipais de 2024. O político teria até criado um grupo para trabalhar sua imagem para uma possível reeleição. 

Pessoas ligadas ao chefe do Executivo municipal dizem que o apoio de Ronaldo Caiado pode ser decisivo no pleito. O possível apoio entre os dois teria sido "combinado", segundo aliados, durante a candidatura de Caiado à reeleição em 2022. Cruz já foi vereador de Goiânia por dois mandatos, de 2013 a 2020. O político virou prefeito após ingressar como vice na chapa de Maguito Vilela, que morreu após vencer as eleições.

 

Rogério Cruz (Republicanos) (Foto: Jucimar de Sousa)
 
Sandro Mabel (Republicanos)
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e ex-deputado federal, Sandro Mabel também pode surgir como opção na disputa pelo Paço Municipal.

Atualmente no partido Republicanos, o empresário tem sido, inclusive, assediado por lideranças de outros partidos. Apesar disso, Mabel, que está no mesmo partido do atual prefeito da capital, tenta se manter discreto quando o assunto é o pleito do ano que vem. 


Sandro Mabel (Republicanos) (Foto: divulgação)
 
Vanderlan Cardoso (PSD)
O senador Vanderlan Cardoso, do PSD, teria dito a aliados políticos que pretende anunciar sua decisão sobre uma possível candidatura apenas no início de 2024. O político, no entanto, já teria intensificado sua agenda em Goiânia. Como o PL ainda não tem um pré-candidato definido para a disputa em Goiânia, Vanderlan pode estar na disputa pelo apoio do partido. 

Vanderlan nunca descartou participar das eleições de Goiânia. Pelo contrário. Quem o conhece sabe da vontade de comandar o Executivo da capital. Depois de comandar a prefeitura de Senador Canedo, o político já disputou a prefeitura de Goiânia em 2016 e 2020, porém sem sucesso. 

 

Vanderlan Cardoso (PSD) (Foto: Jane de Araújo / Agência Senado)
 
Leonardo Rizzo (Novo)
O empresário Leonardo Rizzo, do partido Novo, é outro nome que deve estar à disposição dos eleitores goianienses no pleito do ano que vem. Rizzo, que disputou as eleições para o Senado por Goiás em 2022, é um dos principais nomes do partido no Estado. 
 
Com a bandeira do empreendedorismo, Rizzo conquistou grande número de apoiadores e, com isso, deverá chegar com mais força na nova disputa. 


Leonardo Rizzo (Novo) (Foto: divulgação)
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.