10/08/2023 às 12h06min - Atualizada em 10/08/2023 às 12h06min

Satisfação dos usuários chega a 95% nas nove unidades da Rede Hemo em Goiás

Número é considerado de excelência e demonstra a qualidade do atendimento oferecido a doadores e acompanhantes

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos do Governo de Goiás (Rede Hemo) atingiu 95% de índice geral de satisfação dos usuários, o que configura uma zona de excelência segundo especialistas do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), contratado para realizar uma pesquisa independente nas unidades. O resultado geral da avaliação dos atendimentos foi de 95% de satisfação. Para quem foi atendido em consultas, a avaliação positiva foi de 89% e do ciclo doador, também chegou a 95%. 

Participaram da pesquisa 334 pessoas nas nove unidades do Estado e as notas positivas confirmam a qualidade nos serviços recebidos e na experiência dos usuários. O analista de dados do IEL e responsável pela pesquisa, Ely André de Matos Bastos, afirma que o resultado é surpreendente, já que as boas percepções foram identificadas em todas as unidades. Os dados foram coletados em abril deste ano. “Esse é o resultado dos nossos investimentos constantes na saúde. Quero parabenizar meus colegas, profissionais da área, que atuam diretamente nesse importantíssimo trabalho que é a doação de sangue”, disse o governador Ronaldo Caiado.


O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, destaca que a pesquisa demonstra o comprometimento, esforço e dedicação de todos os profissionais que atuam no serviço público de hemoterapia do estado. “Não esperávamos nada diferente, a Rede de Serviços Hemoterápicos em Goiás vem acumulando resultados positivos. O serviço de excelência das unidades é contínuo, percebemos isso no dia a dia e nos bons frutos que a rede está colhendo”, ressaltou.

A Rede Hemo é composta por unidades em nove municípios goianos, sendo eles Goiânia, Rio Verde, Catalão, Ceres, Jataí, Formosa, Quirinópolis, Porangatu e Iporá. Nas avaliações das unidades do interior, todas as percepções superaram 90%, sendo que a unidade de Jataí teve nota máxima, com 100% de aprovação dos usuários. Quirinópolis, Rio Verde e Porangatu ficaram muito perto do total, com 99%. 

O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social que administra a unidade, José Cláudio Romero, participou da apresentação do relatório e, além de parabenizar a equipe pelo trabalho desenvolvido nas unidades para chegar a este nível de excelência, pontou essas mudanças do perfil dos doadores. “São pessoas que têm senso crítico maior, que repassam a ideia, que influenciam. Temos que analisar e conversar mais com essas pessoas. Isso se deve ao trabalho cuidadoso e dedicado. Mais pessoas nos procuram pela segurança e pela dedicação”, pontuou. 

Serviço qualificado
Em janeiro de 2023, o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz recebeu a auditoria da Hemobrás, sendo qualificado para o envio do plasma destinado a produção de prócoagulantes (Fator VII e Fator IX) utilizado em pacientes com coagulopatias hereditárias como hemofilia, além da produção de imunoglobulina e albumina humana. Dessa forma contribui para a autossuficiência do Brasil quanto a produção desses medicamentos, assim como para redução de custo com tratamento de resíduos. Foram enviados até o momento 2.688 unidades de plasma para a indústria.

Em outubro 2021, o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz conquistou o selo de qualidade ONA 2 – Pleno. Em abril de 2022, a unidade recebeu a visita de avaliação da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, alcançando o índice de 95,4% de conformidade técnica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.