17/08/2023 às 11h48min - Atualizada em 17/08/2023 às 11h48min

Governo de Goiás divulga lista dos agricultores aprovados no Programa de Aquisição de Alimentos 2023

841 pequenos produtores fornecerão produtos hortifrutigranjeiros que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade

Divulgada nesta quinta-feira (17/8) no site da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Lista Definitiva do Edital de Chamamento Público nº 001/2023 trouxe os nomes dos 841 produtores que tiveram suas propostas deferidas e classificadas para participar do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás 2023). A partir de agora, os aprovados deverão buscar os escritórios locais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) entre os dias 1º e 13 de setembro para a elaboração do seu Calendário de Entregas.

“Estes produtores têm agora a missão de entregar os alimentos tão necessários às famílias carentes”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. Para ele, ao mesmo tempo em que cumpre uma função socioassistencial, o PAA movimenta a economia dos pequenos municípios.

As inscrições contempladas na Lista Definitiva do PAA Goiás 2023 partiram de 116 municípios goianos. “Seguimos o que estava previsto no edital e demos prioridade à participação feminina: 55% das propostas deferidas e classificadas foram enviadas por mulheres. Isso é muito importante porque valoriza o trabalho da mulher e, sob o aspecto econômico, é fundamental na promoção da renda familiar”, informa a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato.

Após a divulgação da Lista Preliminar, no dia dois de agosto, a Comissão Especial do PAA Goiás 2023 recebeu 160 recursos administrativos e dois termos de desistência. Os recursos foram analisados pelo órgão colegiado, que indeferiu 113 pedidos e deferiu 47. A Lista Definitiva foi aprovada por unanimidade pelos nove integrantes da Comissão Especial e anexada ao Processo SEI 50626720.

O resultado final — e outros documentos relacionados ao programa —estão disponíveis no link: https://www.agricultura.go.gov.br/programas-e-projetos/paa-estadual.html

Um dos 841 produtores aptos a participar do PAA Goiás 2023 é Leonel Adão Oliveira, de Trindade. Ele considera a iniciativa “muito importante”. “A gente vê a satisfação de quem recebe os produtos. Quando chega na instituição, já tem fila de pessoas esperando porque elas sabem que o alimento é fresco e produzido com boas práticas. Além disso, aumenta minha renda e isso ajuda muito. Queremos que o PAA seja realizado todos os anos”, diz ele, que tem sua produção focada em folhagens.

Saiba mais
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) são gestoras do PAA Goiás 2023, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), via Goiás Social. A iniciativa prevê o investimento de R$ 12 milhões.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.