28/08/2023 às 09h25min - Atualizada em 28/08/2023 às 09h25min

”Passo concreto para um futuro mais sustentável", diz Daniel Vilela em inauguração da primeira usina híbrida de energia elétrica do estado

Empreendimento instalado em Gameleira de Goiás une a força do sol e da água para produzir eletricidade. Estado se destaca como o quinto no ranking de capacidade de geração própria de energia

O vice-governador Daniel Vilela participou, nesta sexta-feira (25/08), da inauguração da primeira usina híbrida de geração de energia elétrica do estado, em Gameleira de Goiás. Ele classificou o momento como “um marco no setor de energia renovável e um passo concreto em direção a um futuro mais verde e sustentável”. O vice-governador afirmou ainda que o Governo do Estado criou um ambiente que permite o avanço significativo rumo a “transição energética” ao valorizar e apoiar as iniciativas privadas do setor. 

Rico em fontes de energia renovável, Goiás tem se consolidado como o estado que mais avança na produção sustentável de eletricidade e é o quinto no ranking de capacidade de geração própria de energia. “Com um vasto poder hidroelétrico, fotovoltaico e eólico, quase 100% da energia usada em solo goiano vem de fontes renováveis”, disse Daniel Vilela ao apontar que os empreendedores goianos têm investido e usado com responsabilidade os recursos naturais para geração de energia. 


Segundo o vice-governador, “a transição energética é uma das principais razões de investimentos, pesquisas e avanço da tecnologia em todo o mundo”. Daniel Vilela destacou ainda que Goiás tem dado passos certos rumo ao novo momento do setor. “Vejo que nosso estado está debatendo e estudando esse assunto, mas também estamos inseridos de forma prática e concreta na produção e uso da energia limpa".

A usina híbrida inaugurada é um empreendimento que une a força do sol e da água para produzir eletricidade de forma sustentável e eficiente. Para o prefeito de Gameleira, Wilson Tavares, a localização é estratégica porque a região oferece abundância de recursos solares e hídricos. “Ficamos muito entusiasmados com essa obra que traz progresso, desenvolvimento e pode trazer novas empresas para a cidade”, apontou o prefeito.

Rodrigo Pedroso, presidente da empresa Pacto, responsável pela usina, explicou que o empreendimento é um modelo a ser seguido em termos de tecnologia limpa e compromisso com o meio ambiente. “Essa usina é motivo de muito orgulho. Além de ser híbrida no sentido de produção de energia, somo híbridos também na comercialização, pois a energia elétrica é disponibilizada para os grandes consumidores e a fotovoltaica vai para os consumidores de baixa tensão”, explicou.

Segundo os dados da empresa Pacto, foram investidos aproximadamente R$ 26 milhões na construção da usina híbrida, composta por 1.800 módulos solares de última geração, possuindo um sistema que tem estimativa anual de geração de 1.200 MWh a partir da energia solar fotovoltaica, somando-se a 4.896 MWh provenientes da geração hidroelétrica. “Essa capacidade que temos é suficiente para abastecer com eletricidade a três cidades do tamanho de Gameleira”, exemplificou Rodrigo Pedroso. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.