29/08/2023 às 12h55min - Atualizada em 29/08/2023 às 12h55min

Governador sanciona lei que cria o Dia do Pequi em Goiás

Foi sancionada pela Governadoria uma matéria do deputado Gugu Nader (Agir) que institui em Goiás o Dia Estadual do Pequi.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou uma lei que cria o Dia Estadual do Pequi. A publicação foi feita no Diário Oficial desta segunda-feira, 28. De acordo com o documento, no dia 23 de outubro o fruto típico de Goiás vai passar a receber um dia só para ele.

Foi sancionada pela Governadoria uma matéria do deputado Gugu Nader (Agir) que institui em Goiás o Dia Estadual do Pequi. Trata-se da Lei Estadual nº 22.229, originalmente projeto de lei nº 1511/23, como o dia sendo celebrado anualmente sempre em 23 de outubro, passando a constar no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano. 

A matéria foi aprovada em dois turnos na Alego em agosto. Gugu afirma que o pequi é considerado a “estrela da culinária do Estado de Goiás”. O fruto é nativo do Cerrado, largamente consumido pelos goianos, comumente encontrado em restaurantes regionais e disponível para venda nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), compondo boa parte da fonte de renda anual de “catadores” e comerciantes.
 

Segundo o texto, a lei já entra em vigor a partir da publicação e o Dia Estadual do Pequi passa a fazer parte do Calendário Cívico e Turístico de Goiás. Quem apresentou o projeto para a criação da data foi o deputado estadual Gugu Nader (Agir).

No projeto apresentado pelo deputado, ele justificou que o pequi é uma fruta de grande relevância cultural para os goianos. O objetivo da criação da data é promover a conscientização sobre a importância do pequi e reconhecer sua influência na identidade de Goiás.
 

"A importância da fruta não apenas como um símbolo da culinária regional, mas também como um elemento unificador das tradições locais, merecendo um dia especial de apreciação", diz o texto do projeto.

Além da data comemorativa, existe ainda a possibilidade de realizar um festival dedicado ao pequi. Esse festival ainda não tem data para acontecer e não foram divulgados outros detalhes da festa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://enquantoissoemgoias.com/.