02/06/2016 às 09h39min - Atualizada em 02/06/2016 às 09h39min
Padre diz que imagens de santos com inspiração pop são um 'desrespeito'
Juiz proibiu imagens onde são retratados ícones como Superman e Minnie. Artista de Goiás alega que não tinha intenção de 'agredir a fé' e vai recorrer. As imagens são feitas pela artista Ana Paula Dornelas Guimarães de Lima, conhecida como Ana Smile, de 32 anos. Segundo parecer do juiz Abílio Wolney Aires Neto, da 9ª Vara Cível de Goiânia,
Ana terá de pagar uma multa de R$ 50 mil caso faça ou venda as estátuas. Nelas, a artista retrata personagens como Superman, Batman e Galinha Pintadinha.
Em nota, a Arquidiocese de Goiânia, autora da ação, disse que "a autora extrapolou, deliberadamente, o seu direito constitucional de livre manifestação de pensamento, ferindo o também direito constitucional da Igreja Católica, de inviolabilidade de consciência e crença". Ainda de acordo com o comunicado, além das estatuetas, as postagens em redes sociais sobre elas "ofendem a coletividade, violando o sentimento religioso, ao empregar escárnio, sátira e ironia".
Justificativa Para embasar seu posicionamento, o juiz evocou leis que versam sobre liberdade de expressão e de crença, afirmando que ambas são garantidas a todos sem distinção. Porém, alertou que é preciso intervir quando ambas se chocam. "Embora os direitos e garantias fundamentais estejam na mesma ordem, sem hierarquia ou primazia de um sobre o outro, quando houver conflito entre eles, deve prevalecer o direito à dignidade pessoal, à honra e à vida privada", relatou Aires Neto.
Versões estilizadas de imagens sacras causaram polêmica (Foto: Ana Smile/Divulgação)